segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Do fundo do baú !!!

Estive organizando algumas gavetas hoje e vejam só o que eu encontrei! Postais e fotos antigas de Belo Horizonte.  A Lagoa da Pampulha que foi inaugurada quando JK foi prefeito da cidade, em 1943.  O lazer na época era bem diferente de hoje. Podia-se andar de barco sem correr o risco de contaminação. A avenida que a contorna era usada para corrida de carros aos domingos. 
A foto abaixo confirma que o lugar era quase desabitado, tinha apenas algumas chácaras. Dá até para ver a Serra do Curral ainda bastante preservada.
Estou postando também uma imagem do centro de Belo Horizonte nos anos 70, a mesma serra já começa a ser destruída nessa época.
Ah! Uma foto do suposto rancho da Papuda, uma figura lendária de nossa cidade, que segundos os mais antigos habitava em uma cabana no local onde hoje existe o Palácio da Liberdade. Dizem que era muito mal humorada e só saiu de lá para que o palácio pudesse ser construido porque foi  arrastada por soldados. Então, ela teria rogado uma praga aos futuros governantes que ali iriam morar. Ela disse que nenhum deles chegaria ao fim do mandato. Conhecidência ou não, andou acontecendo o fato algumas vezes. Por isso, os governadores não gostam de morar naquele palácio durante o mandato. Preferem o Palácio das Mangabeiras.
 E por fim, a foto de um livro que guardo com muito carinho, um volume de sua primeira edição, que é o: Memória Histórica e Descritiva de Belo Horizonte, do autor Abílio Barreto, do ano de 1928. Nesse livro fotografei algumas dessas fotos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!