quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A pedra-sabão

Panelas de pedra-sabão, já curadas.

.       Miniatura de pato, peixe e cachorro.

Porta-jóias

Miniatura de fogão a lenha.

Porta-jóias.

Existente em abundância em algumas regiões de Minas, a pedra-sabão é utilizada para a fabricação de vários objetos ornamentais e panelas.
Os objetos variam desde pequenos enfeites até gigantescos chafarizes. Na época colonial, era muito usada em portais de igrejas e casas mais abastadas, para fazer imagens, estátuas e brasões. Hoje, a maior parte desses objetos são para a venda a turistas que visitam as cidades históricas do século XVIII. Ouro Preto é um pólo produtor e comercial desses artefatos.
As panelas também, desde o século XVIII, são utilizadas para se preparar alimentos diversos. Mas, quem cozinha com elas, de preferência em fogão a lenha, tem que ficar atento ao momento de retirá-la do fogão, por dois motivos: primeiro porque se colocar a panela quente em lugar frio ela vai trincar e ficar sem utilidade, segundo  pelo fato de que se deixá-la próxima ao fogo os alimentos continuaram cozinhando. Ela retém muito calor.
Ah! Uma panela virgem, tem que ser curada com bastante óleo ao Sol, até ficar com cor escura. A cor é o sinal de que está pronta para ser usada.

      
 Feira de artesanato em pedra-sabão, Ouro Preto, Minas Gerais

2 comentários:

  1. Anabela

    Aprendi a usar as panelas em pedra sabão,quando fomos morar em Minas.Tenho de todos os tamanhos,são as panelas que mais uso,mas conservo-as muito bem,só me lembro de ter quebrado uma,aliás nem fui eu,foi minha funcionária,a panela acabou virando um belo vaso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sonia,
    Nessas horas vale a pena ter talento e criatividade ! Poste uma foto do vaso no seu blog.
    Agradeço pela visita e volte sempre! Bjs.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!