Furquim no século XVII foi um arraial de mineração do ouro nos arredores da Vila do Carmo, hoje cidade de Mariana, município do qual faz parte como distrito. Fica na região central de Minas Gerais, especificamente na área denominada de quadrilátero ferrífero ou zona metalúrgica.O nome do lugar é uma homenagem ao bandeirante paulista Antônio Furquim da Luz, o descobridor das minas da região em 1704 e fundador do arraial do qual foi expulso pela rebeldia de forasteiros portugueses, ataques de índios, surto de doenças e fome.
É um vilarejo típico do interior. Não possui bons hotéis, restaurantes e outros confortos que o visitante mais exigente possa necessitar. O interessante de se conhecer no lugar é mesmo o estado quase pitoresco e pacato da vida que ali se pode levar.
Para quem quiser fazer uma visita rápida de carro, a partir da cidade de Mariana são em torno de 28 km e partindo da capital mineira, Belo Horizonte, algo em torno de 150 km. Transporte público com horários marcados e reduzidos se consegue a partir de Mariana, mas não dá para garantir um bate e volta. Se necessitar de pouso somente encontrará duas pousadas muito simples. Normalmente nesses lugares os moradores abrem suas casas para a gente de fora que lhes parecer de confiança.
Na área central conservam-se ainda as características tipicas das povoações do século XVIII, com uma rua principal estreita e comprida, calçadas de alvenaria em pedra e casarões coloniais. O que se mistura à modernidade de ruas asfaltadas, tirando nesse caso, o ar bucólico e empoeirado.
Sobressai no conjunto a igreja matriz, de devoção ao Bom Jesus do Monte, erguida entre 1745 e início do século XIX. E uma capela dedicada a nossa Senhora do Carmo, também do século XVIII, sem a construção original completa devido a um incêndio em 1999.
Outros pontos interessantes do lugar são o prédio da antiga estação ferroviária datado de 1926, que funciona como centro cultural.
A usina hidrelétrica construída para gerar energia para a Alcan -Alumínio do Brasil, casarões coloniais, os passos da via sacra e o cruzeiro patriarcal.
As atrações naturais são as águas dos ribeirões do Carmo e Gualaxo com suas cachoeiras.
Há festas tradicionais realizadas como em todo vilarejo de origem católica aqui em Minas.
O comércio de especiarias do local tem por base o artesanato de pedra-sabão, madeira e couro, doces em compota e cachaça.
O comércio de especiarias do local tem por base o artesanato de pedra-sabão, madeira e couro, doces em compota e cachaça.
Não tenho dúvidas que se eu morasse por aí, iria conhecer essa lindeza, que gracinha! Tem muito daquele ar 'antiguinho', bucólico! Eu que adoro antiguidades...
ResponderExcluirBeijo grande, amiga! Uma boa semana.
Pois é, eu também acho um charme esses antigos vilarejos e por aqui existem muitos no entorno das cidades históricas do século XVIII. Obrigada pela visita e volte sempre!
ExcluirOi Anabela, vim retribuir sua visita e aqui encontro este post o qual me faz conhecer um pouco do Estado de Minas Gerais. Lugares que retratam a história de uma época na qual não vivemos. Lugar tão tranquilo ! Esta cachoeira é bem convidativa,rrss. Foi bom conhecer por suas lentes este pedacinho do nosso Brasil.
ResponderExcluirTudo de bom,bjsss
Obrigada pela visita Maria Claudia e volte sempre! bjs
ExcluirAnabela, na minha primeira viagem ao Brasil visitei Minas Gerais e aí, entre outras cidades, visitei Ouro Preto, uma verdadeira cidade portuguesa.
ResponderExcluirNessas fotos identifico o mesmo traçado - poderia muito bem ser uma aldeia portuguesa perdida no meio das montanhas.
Conclusão - sim, nós estivemos aí e sim, nós deixámos marcas.
Beijinho grande da Nina
E como estiveram... por todos os lados há indicios da presença portuguesa no Brasil. Acho que diferentes, porque cada região trouxe a sua tradição. Obrigada pela visita e volte sempre!
ExcluirBoa Tarde, querida Anabela!
ResponderExcluirTudo tão bonito em termos de cultura!
Gosto muito de valorizar o que acontece há tempos e tem sentido de ser...
Bjm muito fraterno
Bom para se fazer um rtiro em família e interagir com as poucas famílias que ali vivem. Bjs e obrigada pela visita.
ExcluirMaravilhoso post.... Maravilhosa Historia....Maravilhoso local...Amei
ResponderExcluirBeijo de boa noite
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
Gosto de mostrar o que a grande mídia não mostra. As pequenas coisas e datalhes da minha terrinha. Obrigada por vir! Bjs
ExcluirOlha, Anabela, desconhecia este local, bonitinho, simpático, gostei do lugar.
ResponderExcluirBeijos.
A região de Ouro Preto e Mariana é cheia de distritos bucólicos assim. Dê uma passada por lá quando puder. Obrigada pela visita. Bjs
ExcluirAnabela, que delicia conhecer esse lugar através do seu post...
ResponderExcluirLindas fotos e muito bem escrito!
De novo, que delicia vir aqui...
Andréia
que bom que você gostou de conhecer um grãozinho do caminhão de areias que temos aqui em Minas Gerais! Amo muito!!! Bjs
ExcluirSer presenteada com tanta informação e com fotos maravilhosas que refresca a alma ,Deus sabe o que faz e é muito bom saber a história de cada cidade , Vila ou Aldeia. Beijinhos fique com Deus
ResponderExcluirPois é, Deus nos deu um mundo de oportunidades para sermos felizes. Basta olharmos ao nosso redor. Meu blog é assim, feito de pequenas coisas criadas por Deus. Obrigada pela visita.
ExcluirAnabela querida, já cá estou como sua mais recente seguidora. Beijinhos
ResponderExcluirSeja benvinda!
ExcluirSempre tive muita vontade de explorar o interior do Brasil, sobretudo Minas Gerais, fazer o caminho real, procurar traços de Dona Beija de Araxá. O seu blogue é uma agradável surpresa. Vou viajando aqui enquanto não atravesso o atlântico!
ResponderExcluirQuando vier vai gostar por demais. Obrigada pela visita e venha sempre!
ExcluirLindo e pitoresco Anabela
ResponderExcluirO seu blog , lembra me outro blog de uma querida amiga ( cadeirinhadearruar) onde tenho aprendido imenso sobre o interior do Brasil
Parabéns . Bjis
Obrigada pela visita e pelos elogios ao blog. Volte sempre!
ExcluirMinas Gerais com suas muitas belezas... Grande e maravilhoso estado!...
ResponderExcluirObrigada pela visita no Vida & Plenitude...
Muita paz e um abraço...
Que bom ver você por aqui. Volte sempre!
ExcluirLindo...tenho tanta vontade de conhecer Minas.
ResponderExcluirUm dia quem sabe!
A praia que eu veraneio todos os anos é na Pinheira S.Catarina, linda pequena e com outras praias ao redor, dá para ir a pé.
obrigada pela visita , estou ficando ppor aqui bj
Ah sim! Pensei que fosse uma praia do RS. Na verdade conheço os estados do sul, porém só algumas cidades mais famosas pelo turismo. De Santa Catarina já fui a Camboriú e Florianópoles. Bjs
ExcluirAdoraria conhecer, tenho um amor por lugares assim, bem no interiorzão. E Furquim parece ser um charme, adorei as fotos!
ResponderExcluirAqui tem muitos vilarejos assim nas proximidades das cidades históricas do século XVIII. Obrigada por vir me visitar! Bjs
ExcluirObrigada pela visita e volte sempre que quiser!
ResponderExcluirAgradeço pela visita!
ResponderExcluirQue Paraíso!Gostei da sua ida ao Cadinho e comentário, grato. Agora te convido para entrar em sintinia conosco pela nossa www.hellowebradio.com .... você.
ResponderExcluirCadinho RoCo
Sem dúvida vou sintonizar. Gratidão pela visita!
ExcluirMenina... que lugar é esse?
ResponderExcluirVou mostrar para o meu marido e ele vai amar.
A gente sempre houve falar sobre as belezas de Minas e recentemente conhecemos um pedacinho de Ouro Fino. Eu estou simplesmente "in love". Amo a natureza e ver tudo isso num local só me causa suspiros.
Fiquei muito feliz com sua visita na caverna e mais feliz ainda por saber que vai participar do Projeto \o/\o/\o/. É um modo de incentivo para realizarmos e continuarmos sempre em movimento. Afinal, estagnar causa depressão. Nos motivamos uns aos outros e isso é muito bom. Vou amar ter sua participação!
Vou ver o outro bloguinho que vc tem e vou mostrar esse para marido. Ele vai se apaixonar como eu.
Abraços esmagadores e um ano lotadinho de bênçãos e realizações para você.
Obrigada pela visita! Adorei saber que você gostou do meu blog.Estaremos juntas no Projeto. Bjs.
ExcluirOlá Anabela, vim agradecer e retribuir a sua amável visita ao meu Berço.
ResponderExcluirGosto muito de MG (ai a comida....) e também de história, então, foi um prazer chegar aqui. Já morei um ano no Brasil mas não conheci tanto quanto gostaria do seu país, porque esperava ficar mais tempo... mas a vida raramente é aquilo que planeamos. Então, conheço BH, Mariana, Ouro Preto e o Inhotim (que amo, absolutamente). Depois, conheço Santos, Cássia dos Coqueiros e Ribeirão Preto (SP) e fui uma vez ao Rio de Janeiro e ao museu da TAM (em S. Carlos).
Como vê, ficou muito por explorar...
Voltarei para viajar com vc.
Abraço
Ruthia d'O Berço do Mundo
P.S. Essa igreja de Furquim é parecida com a de Ouro Preto
Sim, a igreja de Furquim parece com as de Ouro Preto porque todas pertencem ao conjunto arquitetônico construído no século XVIII em estilo barroco mineiro. São contemporâneas e de forte influêcia portuguesa.Bjs.
ExcluirOlá Anabela vim conhecer seu blog pois te vi lá no blog da Márcia (poções de arte) e fiquei sabendo que também irá participar do 1 Projeto por mês 2017, já participo há uns dois anos e adoro... Vim conhecer teu cantinho menina e já vou avisando, adoro gente que tem cultura, adoro conhecer lugares novos e amei teu blog, já puxei uma cadeira e não saiu mais daqui... Levei seu link para meu blog Um xeru!
ResponderExcluirSandra
http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/
Olá! Seja muito benvinda!!! Então nos encontraremos muito em 2017, não é mesmo? Eu tenho um blog só para blogagens coletivas, quando eu postar será o link dele que eu vou inserir na lista de participantes, mas o meu blog principal é esse aqui.Bjs
ExcluirBom dia Anabela.
ResponderExcluirObrigada pela sua visita.
Fiquei sua seguidora, mas a foto não apareceu;))!
Gostei de conhecer Forquim.
Fez-me lembrar algumas localidades portuguesas do interior também!
Beijinhos e bom fim de semana.
Ailime
Olá! Obrigada pela visita e por se tornar minha seguidora. Realmente a foto não apareceu ou melhor apareceu um quadrinho branco, mas quando se coloca a seta aparece seu nome.Quem sabe com o tempo isso se ajeita!? Bjs
ExcluirMuito bonito e, tal como diz a Ailime, faz lembrar Portugal do interior :)
ResponderExcluirMinas Gerais tem muitas cidades e vilas fundadas por portugueses que aqui vieram em busca do ouro. Bjs
ExcluirOlá, Anabela!
ResponderExcluirUma bela aula de História regional. Lindas fotos.
Agradeço sua visita e comentário.
Beijos e bom fim de semana.
Mais uma bela viagem e informação histórica de uma pacata cidade do interior com suas peculiaridades. Estive ai nos anos 70 era ainda bem mais calma.Gostava aos domingos de conhecer as cidades próximas de minha Itabira, numa viagem de bate e volta, como dizíamos vamos ali para uma cerveja e voltávamos no fim do dia.
ResponderExcluirAqui as informações tornam mais interessante a cidade.
Grato amiga.
Bom dia amei o visitar teu blog Ana Bela sou desses lado desejo seguir você
ResponderExcluirGostei, qual o valor da estadia???
ResponderExcluir