Uma das coisas boas de se fazer num domingo a tarde aqui em Minas, é visitar amigos e parentes para colocar a conversa em dia. Visitar ou receber visitas. Não importa onde seja o encontro, se foi marcado ou de improviso. O valor está no fato de podermos desfrutar da companhia de pessoas queridas e aí, vale até um carinho para o estomãgo!
Cafezinho com pão de queijo, cafezin com biscoito, café com broa ... Vale qualquer coisa, porque em regra geral a hospitalidade mineira requer uma mesa farta, com sabores variados, para agradar a todos que em torno dela se assentarem.
O tradicional pão de queijo, não pode faltar. E vem sempre acompanhado de um bom cafezinho!
É uma das receitas de maior sucesso por aqui, que já se espalhou até pelo exterior. Mas, o bom mineiro sabe que o preparo numa cozinha da terrinha, tem lá os seus segredos, que deixa a desejar em outros lugares e na culinária industrial.
Não há uma data ou lugar exato onde essa iguaria teria sido criada, mas sabe-se que no século XIX devido a carestia da farinha de trigo e a péssima qualidade daquela que aqui chagava para a fabricação dos pães, as cozinheiras começaram a substituir a farinha pelo polvilho ou fubá e pode ter sido esse o momento da criação da receita original. O certo é que, a partir dos anos 50-60 do século XX, o pão de queijo tornou-se popular nos centros urbanos. Provalvemente acompanhou as famílias que participaram do enorme êxodo rural naquela época.
Existem várias receitas de pão de queijo, por isso não carece de postar uma aqui. Digo apenas que o principal ingrediente não é o queijo e muito menos o polvilho. É o amor que está no coração das mãos que o amassam!
[b]Oi eu vi como ficou as bolinhas rs
ResponderExcluiraquele blog tb é seu? bjos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirC@ty!
ResponderExcluirNão é meu o blog Coisas de Mulher. É de alguém que conheço pessoalmente e até dei um certo impulso para ela criar o blog.
Olá! Obrigada por sua visita :) Gostei da sugestão do pão de queijo! Bem ao estilo mineiro! A primeira vez que visitei o Brasil fiquei viciada nestas bolinhas de queijo! Vou testar sua receita! :) beijinho
ResponderExcluirOi Anabela, lindo blog, obrigado pelo comentário, e não é que hoje, justo hoje, vou comer pãozinho de queijo com café, e mais algumas coisinhas.
ResponderExcluirObrigado pela visita.
É um recomeço!
O blog que já está no ar, mas quero substituir por este, é http://igrejadoporto.blogspot.com/
Meu blog pessoal é o http://koisasecoisas.blogspot.com/
Abraços, Mauro
Adoro pão de queijo com um cafézinho. Quando estou no Brasil todos os dias como pão de queijo. Aqui em Portugal também já são conhecidos só que não têm nada a ver com os daí; compram-se quase prontos, congelados e mete-se ao forno; bem...dá pelo menos para se matar saudades. Um beijinho e uma boa semana
ResponderExcluirEmília
Menina,tô contigo! O pão de queijo tá na alma do mineiro,não tem casa aqui em BH, e pq não em Minas, onde a gente chega, e não é oferecido um pãozinho de queijo com café! é bom dimaisdacontamesmo!!!
ResponderExcluirLegal seu blog,
Gostei, tô te seguindo viu?
Muito prazer,
Renata Boechat
www.eternosprazeres.blogspot.com
Oi Anabela
ResponderExcluirExiste coisa melhor do que ser mineiro? Eu adoro meu estado, principalmente esta hospitalidade, esta acolhida em torno de uma mesa de café ,com paõ de queijo, broa de fubá, biscoito frito, queijinho mineiro. Aí que delícia!!
Bjos
Olá Anabela, obrigada pela visita. E a propósito, também adoro pão de queijo.
ResponderExcluirEsse costume de sua Minas Gerais, também é assim aqui no interior de pernambuco,recebemos sempre com lanches, cafézinho bolos, etc.
E eu adoro colocar a conversa em dia.
Um grande abraço.
Maria Luiza (Lulú)
Olá Anabela
ResponderExcluirAgradecida pela sua visitinha.
Com o pãozinho de queijo nada melhor, na minha terra, do que um aromático chá Gorreana da ilha de São Miguel, Açores.
Adorei conhecer a história do pão.
bjs
Nélia
Ana que delícia de blog!
ResponderExcluirComeçando pelo pãozinho de queijo,,, ui que delícia!
Adorei sua visita.
seja sempre bem vinda ao Misturação.
Xeros
Oi Anabela, vim agradecer a força...rsrsrs.
ResponderExcluirBeijos.
Adorei visitar o seu blog, tem assuntos ótimos. Já sou sua seguidora. Bjinhosss
ResponderExcluirOi, Anabela:
ResponderExcluirSabe que, quando eu era pequena não "existia" pão de queijo, lá no Rio ? Nem aqui em São Lourenço, quando vínhamos para hotel, ele era servido.
De repente, o pão de queijo foi descoberto !!!
Ainda bem, pois é uma delícia, e bem mineira.
Beijo