A Estrada Real foi criada pela Coroa portuguesa no século XVII com a intenção de fiscalizar a circulação das riquezas e mercadorias que transitavam entre Minas Gerais - ouro e diamante - e o litoral do Rio de Janeiro - capital da colônia por onde saíam os navios para Portugal.
A grande movimentação e importância da Estrada Real fizeram nascer ao longo dos seus 1.200 km , inúmeras vilas, povoados e cidades.
Atualmente a Estrada Real é formada por 177 municípios, sendo 162 em Minas Gerais , oito no Rio de Janeiro e sete em São Paulo.
Nasceu da união de três caminhos surgidos em momentos diferentes:
1- O Caminho Velho, trecho mais antigo de todo o trajeto. liga Paraty a Ouro Preto, nasceu por volta do século XVII, fruto das andanças bandeirantes que em busca de riquezas em Minas Gerais , partiam de São Paulo até atingir a Serra da Mantiqueira.
2- O Caminho Novo, ligando o Rio de Janeiro a Ouro Preto. O trecho foi construído a pedido da Coroa por volta de 1700 para encurtar a distância entre Minas e o litoral do Rio e aumentar a fiscalização do trânsito de riquezas.
3- A Rota dos Diamantes, de Ouro Preto a Diamantina, construída no século XVIII para atender às necessidades da Coroa de se ter um caminho que possibilitasse um rápido escoamento dos diamantes até a metrópole.
A Rota dos Diamantes é o trecho que mais conserva o aspecto, o sabor e as tradições do interior de Minas, já que o progresso pouco andou por lá.
A Rota dos Diamantes é o trecho que mais conserva o aspecto, o sabor e as tradições do interior de Minas, já que o progresso pouco andou por lá.
Leia mais em: brasilviagem
Trecho original da Estrada Real em Diamantina. |
Aspecto do calçamento restaurado na Estrada Real em Diamantina. |
oi, ana, passei por aqui tambem, bom final de semana!
ResponderExcluirOIi AnaBela, obrigada pelo incentivo e pela visita, nao conheço seu estado, apesar de ser vizinha dele, mas ja tenho projeto para o proximo ano.
ResponderExcluirOtimo domingo pra voce
Alice
Ótima postagem, Anabela, pois a atual Estrada Real é importantíssima para o turismo. Aqui em S. Lourenço, por onde ela passa, contamos sempre para os turistas a história dessa estrada e uma artesã do Caminho do Artesanato faz uns mapas excelentes desse charmoso percurso.
ResponderExcluirParabéns pela divulgação da Estrada Real !
Beijo
Beijo
Olá Anabela.
ResponderExcluirEste nosso Brasil é cheio de belezas, desconhecidas da maioris de seu povo.
Muito bonita postagem.
Beijos
Maria Luiza (Lulú)
Ô amiga! voce nem imagina a vontade que tenho de passar por estes caminhos!
ResponderExcluirQuem sabe um dia, né?...espero em Deus que sim...
bjs
Tina (SONHAR E REALIZAR)
Fui na casa da vovó, bati, bati, e ela não estava em casa, onde ela foi?