O bairro de Santa Tereza é um dos antigos de Belo Horizonte. É um recanto boêmio e cheio de histórias que se misturam por suas esquinas.
O bairro surgiu da ocupação de imigrantes italianos que eram numerosos na época da construção da cidade por serem grande parte da mão-de-obra utilizada. Foi também local de uma colônia ( ou hospital?) para pacientes em tratameno psíquicos, e em tuberculose. Teve vários nomes dos quais podemos destacar Imigração, Quartel e Fundos da Floresta. O nome atual data de 1928 e é uma homenagem à padroeira da igreja católica do bairro, que fica na praça Duque de Caxias, próximo ao quartel da Polícia Militar e bem de frente à escola referência na região, o Colégio Tiradentes.
Praça Duque de Caxias e a igreja de Santa Tereza. |
Com o tempo passou ser um ponto de referência na cidade nos eventos músicais, folia carnavalesca, serestas, dança de salão e bares ...
Nesse espaço podemos citar o Bar do Bolão, famoso por servir "espaguete" aos boêmios que passam por ali nos finais de noites animadas. Saiba mais em http://www.restaurantebolao.com.br/historia.html
Bar do Bolão. |
Outro patrimônio do bairro é a esquina da rua Paraisópolis com Divinópolis, onde no início dos anos 60 funcionou o famoso Clube da Esquina, formado por jovens cantores e compositores na trilha pelo sucesso. Fizeram parte desse grupo Milton Nascimento, Lô Borges e outros hoje consagrados na MPB. No local funciona o interessante Museu do Clube da Esquina. Saiba mais no http://museuclubedaesquina.org.br/
Por tudo isso e muito mais, não podereia deixar de mostrar aqui no meu cantinho mineiro, um pouco do que é o bairro de Santa Tereza em BH!
Ai, que saudades deste bairro.E o espaguete do bolão, hã?Bão demais.
ResponderExcluirFazia fila pra comer lá.
Tudo demais da conta!
Bjs.
Que coisa linda!Adorei ver! beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirAdoro essas histórias dos lugares ! No Rio, o bairro de Santa Tereza também é um monumento histórico muito lindo.
ResponderExcluirBeijo
Adoro o bairro de Santa Tereza e um dia pensei em morar em uma daquelas casinhas super charmosas! bjs Zí
ResponderExcluirOlá menina
ResponderExcluirVocê pegou lugares de BH que nunca são mostrados. Vou sempre ao bolão.
Essa semana postei várias cidades mineiras, se puder passe por lá.
Tenha um lindo fim de semana
Bjux
Olá
ResponderExcluirFantástico!
Obrigada por me dares a conhecer um país que adorava visitar.
Bjs.
passei por aqui, bjo
ResponderExcluirEi Anabela
ResponderExcluirNão sabia que o Clube da Esquina era em Santa Tereza.
Minha mãe quando mocinha frequentava muito este bairro, ela tem uma prima que mora lá até hoje, e elas aproveitavam pra fazer footing e namorar os rapazinhos do bairro.
Bjo e boa noite.
Oi,Anabela!
ResponderExcluirQue estórias interessantes...Então é ali que ficava o famoso "Clube da Esquina"? Sabe que eu sempre tive a curiosidade de saber aonde esses maravilhosos cantores e compositores mineiros se reuniam? Sou admiradora deles há muito tempo e as músicas deles (do Milton,do Lô,do Beto...) sempre são as minhas músicas do coração...Já não te disse antes que tenho uma alma meio mineira? (Rs...)Bom, uma avó mineira eu tenho com certeza! (Rs...)
Não sei se você conhece ou já ouviu falar do nosso bairro de "Santa Teresa" aqui do Rio de Janeiro... Também é um bairro muito antigo e tradicional do povo carioca,que também tem uma grande vocação artística. Não é engraçado as coincidências dos nomes? De qualquer modo, tanto um como o outro,são pequenos tesouros na história dessas grandes cidades brsileiras e orgulho do nosso patrimônio histórico.
Beijos pra ti,querida amiga mineira !
Teresa
("Se essa lua fosse minha")
Bellas fotografías de lugares paradisíacos. ¡Maravillosos! Un abrazo.
ResponderExcluirOi amiga
ResponderExcluirSaudades de voce!!!!
Com estas postagens lindas que voce faz, me aguça a vontade de conhecer BH, um dia ainda irei aí, e quero conhecer cada cantinho destes que voce já me mostrou ...
beijinhos
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)
Anabela já tentei comentar, mas o blogger tem dado problemas em muitos blogs, não nos permitindo comentas com conta google; hoje parece que está resolvido e pt vamos lá ver se consigo. Gostei das informações, como sempre. Já ouvi falar muito desse bairro, embora não conheça; apesar dos meus anos de Brasil, conheço muito pouco do Estado de Minas. A propósito, dia 7 vou a Guaratinguetá visitar os meus pais e irmão e matar saudades da cidadezinha onde nasceram os meus filhos. vou estar mais ausente, mas, sempre que puder apareço. Fica bem, amiga. Um beijinho e até breve
ResponderExcluirEmília
Vim conhecer seu blog.
ResponderExcluirNão conheço BH. Mas, vou conhecer.
Já gostei das fotos.
Anabela, visitar seu blog é um reviver o passado, no bom sentido. Morei 16 anos em BH, os melhores de minha vida em muitos sentidos. Preciso arrumar + tempo para visitá-la com mais frequência. É muito bom estar aqui.
ResponderExcluir