Hoje resolvi falar de uma coisa muito simples, no sentido literal da palavra, a terra de Minas, o solo no qual pisamos diariamente embora muitas vezes encoberto pelo concreto, pelo asfalto ou variadas calçadas. Solo que deu nome ao estado pela sua peculiaridade e ao mesmo tempo variedade mineral.
O mais simples e abundante para a economia da região, o minério de ferro, destaca-se por sua coloração avermelhada que costuma deixar bem encardido os pés desnudos daqueles que habitam as áreas onde sua presença é marcante. Dele o Brasil é o 2º produtor mundial e em Minas Gerais são retirados 71% do total explorado no país.
As fotos desta postagem são do solo da Serra do Curral, na zona sul de Belo Horizonte, no perímetro urbano, mas não é impossível encontrá-lo em pleno centro da cidade. Basta retirar o asfalto! E assim, vamos convivendo com o minério de ferro e outros minerais por aqui abundantes.
É interessante o que você escreveu acerca dessa terra. Por aqui o solo é de terra normal mas há dois anos fui à Ilha da Madeira e lá a terra é preta, talvez vulcânica; até a areia da praia no Funchal (a capital) é pretinha.
ResponderExcluirCuriosidades da natureza...
Bj
literalmente; terras de Minas.
ResponderExcluirTudo de Minas me encanta! Sou mineira de Capitólio, tenho familiares em Passos.
ResponderExcluirGrande abraço e uma linda noite.
Olá
ResponderExcluirAcho belas as terras com minérios.
Quando fui a Marrocos e atravessei o Atlas vi-me perante uma beleza ímpar proporcionada pelas várias cores dos minérios.
Bjs.