Enquanto esperávamos a hora do embarque, aproveitamos para conhecer o espaço cultural criado pela Vale na parte interna da estação. Um museu contando a história do transporte ferroviário na região, usando recursos áudio visuais, com exposição de objetos e uma enorme maquete que mostra o percurso e as atrações do passeio. Um espaço para apresentações no formato de tenda de circo, alguns vagões com sala de música, biblioteca e um café.
Apenas 8 km separam as duas cidades e, a imaginar a desenvoltura dos transportes contemporâneos, os menos avisados ou despercebidos podem até imaginar que alguns poucos minutos os separam da estação de embarque em Ouro Preto ao desembarque em Mariana, mas não é assim que funciona o passeio. O percurso dura exatamente uma hora, com direito a uma parada para abastecer a máquina com nada menos do que meio copo d´agua ...
Não há como negar as belezas naturais que podem ser vistas pelas fartas janelas dos vagões, de onde é possível tirar belíssimas fotos!!! A ferrovia acompanha em grande parte de sua extensão o curso de um ribeirão com águas turvas e leito pedregoso, onde ainda alguns aventureiros insistem na busca pelo ouro.
No seu curso uma bela cachoeira nos seduz para mais uma foto. O barulho da água, o cheiro de mato e o apito do trem é tudo de bom!!!
Ao longe também se vê uma lagoa em formato de coração. E quando se está ainda na metade do caminho é possível avistar Mariana, dando a impressão de que a viagem já está chegando ao fim.
E o fim, na verdade é um novo começo. Foi na estação de Mariana que a Vale construiu uma praça para a integração lúdica das crianças ( e adultos ...) com belíssimos instrumentos musicais em aço inox. O mais difícil nesta hora é conseguir ir embora ...
fonte: tremdavale |
A ferrovia que liga Ouro Preto a Mariana foi construída entre 1883 a 1914, tendo funcionado até o terceiro quartel do século XX para o transporte de passageiros e cargas.
Me deixou curiosa, nunca fiz este passeio.
ResponderExcluirOi bela Anabela, juro que estou toda arrepiada, meu sonho viajar de trem, nao sabia onde ir. As cidades mineiras estao entre meus planos de viagem para o proximo ano, se Deus quiser vou fazer essa viagem que tenho certeza deve ser linda de viver.
ResponderExcluirBjs amada, Deus te guarde.
ai que delicia passear de trem!
ResponderExcluirNossa que delicia de passeio heim?
ResponderExcluirNunca andei de trem acredita?
beijos
que bom, vc fez as fotos que eu não pude fazer da vez que fui...obrigado por dividir!!
ResponderExcluirQue delícia de passeio!
ResponderExcluirPaisagem maravilhosa!!!
Contemplar tudo isso nos mostra o grande amor de Deus por nós.
Obrigada por partilhar essas maravilhas.
Abraços! linda e abençoada noite pra ti.
Belo passeio...Espectacular....
ResponderExcluirCumprimentos
Ei Anabela
ResponderExcluirÓtimas informações a respeito deste passeio de trem Ouro Preto - Mariana.
Adoraria fazê-lo, moro tão perto, são apenas 90 km daqui até OP.
Quem sabe...
Bjo
Olá
ResponderExcluirFiz a viagem contigo e apeteceu-me ficar ali...
Adoro passear de comboio, por entre a
natureza.
Obrigada pela visita guiada.
Bjs.
Querida Anabela!
ResponderExcluirFiquei encantada com estes teus posts sobre a viagem de trem entre Ouro Preto e Mariana...Uma maravilha,minha amiga!
Lindas paisagens e emoções,com certeza,hein? Fiquei daqui imaginando e sonhando...Sempre sonhei em fazer esta viagem e ainda não fiz...mas espero em logo poder realizar este lindo e antigo sonho! Imagino que o teu filho deve ter gostado muito,pois é uma bela e divertida aventura!
Isto tudo me fez lembrar de uma viagem de trem que fizemos,há alguns anos atrás,de Curitiba até a cidade histórica de Paranaguá,no litoral do Paraná. Também uma viagem muito gostosa e belíssima, descendo a serra do Mar...Ah, me deu até saudades! Adoro andar de trem... (Rs...) Fico parecendo criança!
Parabéns,querida Anabela, por estes posts lindos e obrigada por nos deixar te acompanhar, um pouquinho, nesta inesquecível viagem!
Beijo grande aqui dos cariocas que amam as Minas Gerais!
Teresa
("Se essa lua fosse minha")
Esta viagem de Ouro Preto a Mariana cativou-me. O comboio ainda é um meio de transporte que nos proporciona muitas belezas...
ResponderExcluirAbraço
Compadre Alentejano
Que delicia de passeio ,deu vontade!beijos,chica
ResponderExcluirOlá, querida
ResponderExcluirEm primeiro lugar, agradecendo, com carinho, os votos bons de um feliz níver:
"A felicidade
É como a gota de orvalho"...
Foi um dia abençoado e feliz!!!
Fiz o de BH à Vitória e me deliciei... uma maravilha...
Bjs de paz e ótimo fim de semana.
Tempo, tempo, onde estás que não te encontro...
ResponderExcluirMeu tempo está cada vez menor ! Mal consigo visitar uma ou outra postagem dos blogs amigos.
E mal consigo responder os comentários que recebo - coisa que acho muito importante fazer !
Aqui estou, bastante atrasada e envergonhada pelo atraso, para agradecer seu gentil cumprimento pelo Dia do Amigo - 20 de Julho !!!
Aproveitei e "viajei" nesse trem.
Beijo
adooooroooo BH e seus encantos. Quem me dera poder ir sempre, meu pai mora em BH, e estou doida pra levar meu esposo pra conhecer ouro preto e adjacências.
ResponderExcluirGostei do seu blog, vou voltar,,
bjs bom fds.