Quem percorre a rodovia MG-020, no trecho entre Santa Luzia e Jaboticatubas, não deixará de notar numa pequena elevação às margens do asfalto e bem defronte ao rio das Velhas, o imponente sobrado branco com dezenas de janelas azuis cercado por um verde de árvores antigas a testemunhar os olhares de curiosos viajantes que há séculos percorrem aquela estrada.
É o Mosteiro de Macaúbas. Recanto de ímpar beleza arquitetônica colonial, singularidade religiosa e ideal para um descanso espiritual. E incrível, bem pertinho de Belo Horizonte.
A história do lugar traduz muito da memória cultural e religiosa aqui implantada pelos portugueses.
O mosteiro foi construído com o esforço e boa vontade de Félixa Costa, religioso e grande devoto da Imaculada Conceição.
Segundo relatos Félix " disse ter visto, durante a sua viagem para Minas Gerais, às margens do Rio das Velhas, um monge, vestindo hábito branco, com escapulário e manto azul e um chapéu caído nas costas. Porém, tal visão, de súbito desapareceu. Foi este o ponto de partida para a fundação do Recolhimento de Macaúbas."
O Bispo Dom Frei Francisco de São Jerônimo, depois de ter ouvido a narração da aparição afirmou-lhe que o hábito era o da Ordem da Imaculada Conceição. Em 08 de maio de 1712, o Bispo benzeu-lhe um hábito, deu-lhe licença para usá-lo e também permissão para angariar esmolas para a construção de uma Ermida sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição.
O Bispo Dom Frei Francisco de São Jerônimo, depois de ter ouvido a narração da aparição afirmou-lhe que o hábito era o da Ordem da Imaculada Conceição. Em 08 de maio de 1712, o Bispo benzeu-lhe um hábito, deu-lhe licença para usá-lo e também permissão para angariar esmolas para a construção de uma Ermida sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição.
Em 01 de janeiro de 1716, o Padre Lourenço Valadares, Vigário de Roça Grande, benze o Santuário e, no dia seguinte, entram para o Recolhimento doze jovens, sete das quais eram irmãs e sobrinhas do Fundador. As Recolhidas passaram a observar certas normas de vida religiosa, como Adoração ao Santíssimo Sacramento e Ofício Divino no Coro. E o Recolhimento logo se expande com a admissão de novas Recolhidas.
Saiba mais no mosteiromacaubas
Essa menina sabe tudo de Minas! bjs Zí
ResponderExcluirSó o conheço pela rodovia. Gostei de saber da história.
ResponderExcluirBjux
Olá Anabela
ResponderExcluirInteressante a história. E assim vou conhecendo mais sobre o Brasil. Obrigada pela partilha.
Beijinhos
Lourdes
Lindo mosteiro e bom saber sobre ele.
ResponderExcluirbeijos,lindo dia!chica
mais essas minas gerais sao lindas mesmo ein?? tanto em paisagens quanto em arquitetura!
ResponderExcluirOi Anabela
ResponderExcluirJá conheço de nome este mosteiro. Aqui em Pedro Leopoldo, havia um padre, já falecido, que sempre fazia retiros no Mosteiro de Macaúbas.
Nunca passei por lá.
Bjo e bom dia.
Oi AnaBela, amo viajar, mesmo que seja em historias contantadas por minhas amigas. Obrigada.
ResponderExcluirBjs, otimo dia.
Alice
Oi amiga querida
ResponderExcluirAdoro conhecer as histórias de nossa Minas Gerais, amo este estado, e me orgulho de ser mineira (de coração), porque nasci em outro estado...mas a 38 anos aqui e amando tanto esta terra, sou mineira de verdade.
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)
Olá Anabela
ResponderExcluirObrigada pela "viagem" cultural que me proporcionaste.
Um bocadinho de história node nós (portugueses) estamos de mãos dadas convosco.
Bjs.
Gostei de saber desta história. Não conheço o lugar, mas deve ser interessante.
ResponderExcluirAbraços.
Vê Minas através do teu olhar tem sido fantástico.
ResponderExcluirBeijos
PS. Convidando vc para conhecer o blog de LIBRAS de meus alunos.
O endereço é:
http://eeblmlibras.blogspot.com/
Espero vc lá tb
Mas que lugar bonito. Fico encantado com as belezas e a sensação de paz que os conventos nos transmitem. Eu também publiquei uma postagem recentemente de um convento aqui da minha cidade onde levei alguns alunos para conhecerem. Se vc quiser conferir, aqui está o link http://professor-josimar.blogspot.com/2011/04/saida-campo-convento-dos-padres.html Seja seguidora do blog, comente e participe da enquete. Vc é bem vinda. Parabéns pelo seu blog. Abraço e sucesso.
ResponderExcluirVisitar esse Mosteiro, em 1986, foi uma experiência muito interessante para mim e minha família, na nossa descoberta da história mineira. Assistimos uma missa lá e vivemos momentos únicos, tão diferentes da nossa rotina carioca.
ResponderExcluirMuito boa sua postagem !
Beijo