Ontem foi dia de banda! Na Praça da Liberdade, aconteceu o
Participaram do evento, dentre outras bandas a
|
Corporação Musical Nova Estação, de Cambuquira |
|
Sociedade Musical união XV de Novembro, de Mariana. |
|
Corporação Musical União de Machado, Machado. |
|
Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte. |
|
Instrumentos que atraíram a atenção do público. |
|
Sociedade Musical Carlos Gomes, de Belo Horizonte. |
|
Banda Municipal, Uberlândia |
|
Banda Racional em Belo Horizonte
A Banda Carlos Gomes fundada em 1896 por funcionários que trabalharam na construção de Belo Horizonte, tocou na inauguração da cidade e se renova a cada geração. A Banda da Guarda Municipal é a mais nova da capital mineira. Do interior, bandas tradicionais de várias cidades fundadas no século XVIII e outras mais recentes. Não importa a origem. O que interessa é a presença alegre de cada uma num cantinho da cidade que se transborda em cultura a cada evento ali realizado. Eu adoro bandas!!! E as de ontem tocaram de tudo. Do Hino Nacional a Beatles, passando por clássicos nacionais e internacionais. Primeiro houve o desfile. Algumas trouxeram até balizas e porta bandeiras, lembrando-nos às quase extintas fanfarras escolares dos anos 60-70. Notei que o gosto pela tradição das bandas de músicas aumenta a cada ano, e vem sendo apropriadado por um público de bom nível cultural. Certamente virará moda e posteriormente o público jovem acabará se rendendo a esse estilo cultural. Foi anunciada a criação de uma escola para a formação de maestros/maestrinas para bandas de músicas aqui em Belo Horizonte. Achei uma ótima iniciativa!!! |
Oi Anabela
ResponderExcluirTambem adoro bandas, aqui na minha cidadezinha tínhamos banda muito bem conceituada, mas aos poucos foi se acabando e hoje já não existe mais. A fanfarra do colégio Pedro Saturnino de Magalhães era muito conhecida pela região, hoje ainda existe mas bem menor,é pena!! Quando li ali, que a banda de Machado tambem estava aì, fiquei contente, é uma pequena cidade aqui bem pertinho...quem sabe um dia minha cidade volta a ter a banda tão talentosa que alegrava nossos finais de semana!
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)
Isso [e muito legal mesmo e uma tradição,tomara que perdure sempre!beijos,chica
ResponderExcluirBom dia amiga Anabela
ResponderExcluirUm belo post! Adoro e sou fâ de
Bandas Filarmónicas. São estes os agrupamentos musicais que nos oferecem os melhores momentos para nos deliciarmos com a verdadeira cultura musical.
Felicito-a pela iluminada ideia de
de oferecer aos seus amigos estas imagens.
Beijinhos
Alvaro
Oi Anabela,
ResponderExcluirSó vi um encontro de bandas em Milão. Nunca vi no Brasil. Adoraria.
Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.
WWW.gosto-disto.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAnabela
ResponderExcluirVoltei no tempo...rss..
Quando eu estudava em Londrina,nos desfiles de sete de Setembro,havia concurso de Bandas e Fanfarras.
Nunca esqueci da Fanfarra do Colégio Marista,era imbatível.
É muito nostálgico lembrar esse tipo de coisa.
bela postagem,amiga.
Ababela,a semana que vem vou para Resende Costa e Tiradentes,não que ir até lá.
Bjs
Oi Anabela, bandas sempre são legais, o colégio que estudei o Gonzaga, teve uma banda que fui tricampeã de bandas marciais ou musicais, até fiz um post sobre o assunto, o ano passado acho.
ResponderExcluirCampeã em 72, 73 e 75.
O uniforme era a da guarda da inglaterra, preto e vermelho, era lindo, e a banda fantástica, mas como tudo na vida, acaba, e foi um pra cada lado, nova direção de colégio e o tempo passou, os componentes daquelá época hoje um é psicólogo, o outro médico e por aí... dá saudade daqueles anos bons, inesquecíveis.
Oi Anabela, toda a manutenção vale a pena, meu quarto precisava de uma pintura nas janelas, arrumei incicialmente a persiana, depois a pintura de fato, talvez mais proteção para ela, e por fim a colocação de uma cortina, e encerrar de vez qualquer obra por aqui, aqui no meu canto pessoal da casa, sabe, final de ano chegando, quero mais é sossego quanto a obras por aqui.
ResponderExcluirBeijos, Mauro
Oi Anabela querida. Planejei ir a essa apresentação, mas um compromisso danado de chato não me permitiu. Teria sido bom poder lhe rever. Mas graças a você pude ver um pouquinho dessa festa que parece ter sido linda de se ver e ouvir. Um abraço amiga ex oculta (rsrsrs).
ResponderExcluirGostei do post! Na minha adolescencia, fiz parte da banda marcial do meu colégio. Eu fazia evoluções com bandeiras, meu irmão e meu primo tocavam corneta e minha prima, tarol. Foi uma época muito divertida. Que saudades... Bjoks
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirAdoro bandas.
São tradições que não se devem perder, pois são parte dos costumes e história de um povo/localidade.
Bjs.
OI AnaBela, deve ter sido uma grande festa, ha bandas que quando passam faz a gente arrepiar de tao lindo´.
ResponderExcluirBjs e linda noite
Amiga
ResponderExcluirObrigada pelo carinho deixado pelo aniversário de 1 ano dos meus blogs...
Que vc seja abençoada e feliz hoje mais do que nunca!!!
Um milhão de beijos fraternos e de paz
Essas tradições são muito importantes e devem ser preservadas.
ResponderExcluirJá tivemos aqui em S.L. o Bandas de Cá, que deu um show de música e movimento, além de linda ornamentação do lugar.
Beijo
Também acho uma boa ideia, Anabela. Aqui em Portugal também se está a perder um pouco essa tradição. Há sempre bandas nas festas populares no Verão, mas fora disso, é raro aparecerem. Acredito que voltarão a ser moda e os jovens comecem a aderir. Seria bom, pois devem-se manter as tradições; elas é que formam a cultura de um povo. Um beijinho e parabéns pelo post.
ResponderExcluirEmília
Ei Anabela!
ResponderExcluirBoa iniciativa para que essa tradição não morra... bandas me lembram muito sete de setembro e carnaval em cidades históricas.
Beijos,
Jú!
Parabéns pela página múltipla, Anabela.
ResponderExcluirBiólogo e Professor, divulgo o Ver de Vida, dedicado à causa ambiental e humanística. O objetivo maior é auxiliar a pesquisa estudantil.
http://vervida.blogspot.com
Felicidade em sua jornada.
VALOROSA ANABELA, PARABENS POR AMAR AS BANDAS DE MUSICA.ESTE É TAMBEM O MEU AMOR HÁ DECADAS, COMO RADIALISTA,AQUI NO RIO DE JANEIRO.VIREI NOME DE UM VIBRANTE DOBRADO COMPOSTO PELO GFRANDE MESTRE JOAQUIM NAEGELE, EM 1978.A BANDA DE MUSICA É A ALMA DO POVO.AGORA PODEM ME ACOMPANHAR NO YOUTUBE OU GOOGLE, NO CANAL RADIALISTA ZAIR CANSADO.
ResponderExcluirANABELA, PERMITA=ME ACRESCENTAR OUTRA INFORMAÇÃO.NO PORTAL BRASIL SONORO, OS QUE DESEJAREM, PODERÃO OBTER FACILMENTE AS PARTITURAS DO DOBRADO ZAIR CANSADO, DE AUTORIA DE JOAQUIM NAEGELE.BASTARÁ ACESSAR NA INTERNET O PORTAL BRASIL SONORO.VIVA AS BANDAS DE MÚSICA, ALEGRIA DO POVO.
ResponderExcluir