Pela sua grandiosidade artística e cultural, achei que esse merecia um post especial, mas ele também faz parte do acervo do espaço Museu de história Natural e Jardim Botânico da UFMG. Nessa época do ano é bastante visitado. Normalmente só pode ser visto em funcionamento nos finais de semana, para evitar o desgaste das peças que fazem suas 580 figuras, distribuidas em 45 cenas, funcionarem.
É difícil captar pela lente de uma máquina digital das mais simples, toda a beleza e o encantamento dessa obra prima que nos foi dada de presente pelas abençoadas mãos e a criatividade do artista Raimundo Machado de Azeredo. Só visitando e observando a movimentação dessa obra magnífica é que se pode começar a compreender o mistério que envolve o homem humilde, a criação e a vontade de realizar um sonho.
Presépio Pipiripau. |
Engrenagem que movimenta o presépio. |
Cenário mais alto e ao fundo. |
Informações dos curadores. |
Oi Anabela, obrigada pelo comentário. Já que vc usa lápis para marcar, use o lápis 6B que não marca a folha do livro e escreve macio. mas isso somente se o livro for seu, né? Rsrsrsr. Que beleza esse presépio, adoro, para mim é a maior referência do Natal. Bjs
ResponderExcluirGiovanna
Bordados e Retalhos
Que espetáculo! Já tinha visto em algum documentário ou reportagem esse lindo presépio. Verdadeira maravilha da engenhosidade humana. Acho que isso sim representa o Natal bem brasileiro. Beijos.
ResponderExcluirNossa, que coisa mais linda!
ResponderExcluirÉ lindo e eu adoro ver presépios.Quando morei na Itália me lavei de tantos que vi...beijos,chica
ResponderExcluirAdoro presépios e, pelo que conta, este é muito especial.
ResponderExcluirInfelizmente, Belo Horizonte está muito longe. Pode ser que, um dia, tenha oportunidade de o visitar.
Abraço
Compadre Alentejano
Muito bonita esta obra. Parabéns ao autor e ao blog por destacar e dar a conhecer este presépio, bem diferente dos presépios que representam o Natal português, onde não pode faltar a neve a cobrir as árvores e arbustos.
ResponderExcluirSaudações forninhenses
Oi Anabela
ResponderExcluirAo vivo e a cores nunca vi o presépio do Pipiripau, vi uma matéria na televisão muito boa, bem explicada, detalhada.
Ele é um encanto e representa bem nosso natal.
bjos e ótima noite.
Ola,Anabela!
ResponderExcluirJa faz algum tempinho que acompanho o teu encantador blog,e sempre adoro as tuas postagens!
Nao poderia deixar de comentar sobre esta maravilha que e este presepio do Pipiripau... Ele e simplesmente emocionante!
Uma obra prima repleta de brasilidade e ternura!
Fruto de uma alma iluminada e genial de um artista ! Pena que tambem so o conheca da televisao... Mas quem sabe um dia, eu tenha o privilegio de ve-lo de pertinho?
Obrigada por trazer um pouquinho dessa linda obra pra todos nos... E o poder da arte que traduz com extrema sensibilidade a alma desse nosso admiravel povo!
Esse teu cantinho,Anabela, sempre nos surpreende com as belas estorias escondidas da nossa querida Minas...Apesar de ser carioca, tenho raizes mineiras, e me emociono com as coisas destas terras alem das serras...
Se quizer me visitar tambem, da uma passadinha la no meu bloguinho ( "Se essa lua fosse minha" ), pois vou gostar muito!
Te envio um grande abraco carinhoso,do meu coracao carioca com tempero mineiro!
Teresa
Amiga, obrigada por tanto carinho. Bjs
ResponderExcluir