Detalhe da renda esculpida em pedra-sabão. |
Como é encantador andar pela rua Direita no centro histórico de Mariana e poder admirar os casarões coloniais que ocupam toda a extensão da via!
No universo de detalhes que compõem a magia estética que enobrece as construções, me chama a atenção as grades das sacadas, que não só enfeitam e facilitam a circulação do ar, mas também facilitam os alhares curiosos de seus moradores para a vida que transita no lugar. Isso por séculos... e séculos!
As sacadas são 99,9% confeccionadas em madeira ou ferro. Mas na rua Direita, no século XVIII, o talvez "exótico" Barão de Pontal, o português Manuel Inácio de Melo e Souza, decidiu que as grades de suas sacadas seriam feitas em pedra-sabão.
O Barão viveu entre 1771 a 1859, foi presidente da província de Minas Gerais de 1831 a 1833, tendo ocupado também os cargos de juiz-de-fora em Goiás, deputado em MG e senador.
Faixa da casa do Barão de Pontal |
eu queria morar em uma casa assim
ResponderExcluir:-)
São lindas as sacadas dessa casa ou casarão!
ResponderExcluirPor aqui ainda se encontram algumas casas com sacadas. Se você tiver um tempinho, veja uma postagem que fiz no ano de 2011...espero que goste.
http://onovoblogdosforninhenses.blogspot.pt/2011/04/sacadas-da-casa-tipica-de-forninhos.html
Um abraço forninhense.
Amém!
ResponderExcluirGrande abraço.
Gilson.
PS: um dia quero voltar a caminhar por essas ruas, com muito tempo e um pouco desse seu olhar atento (que também vê de fora para dentro).
Ei Anabela
ResponderExcluirSão muito lindas estas sacadas em pedra sabão.
Beijo
Olá,querida Anabela!
ResponderExcluirRealmente as sacadas são impressionantes,amiga! Fiquei daqui imaginando as mãos e o trabalho do artista na época,tecendo uma verdadeira "renda" em pedra sabão...Tudo tão curioso e maravilhoso!!! E como é fantástico, depois de tanto tempo, a gente passar e poder ainda encontrar estes verdadeiros tesouros da humanidade!
Beijo carinhoso daqui e obrigada por sempre compartilhar conosco essas preciosidades de Minas Gerais!!!
Teresa
Lindas estas sacadas. Temos muitas por cá na parte antiga de algumas cidades; parece-me é que não são em pedra-sabão. Sabes que aqui na minha cidade também há a rua direita e as casas são todas antigas; algumas já estão modificadas por dentro, mas tentaram conservar o mesmo estilo no exterior. Belo post, Anabela. Beijinhos e obrigada por este pedaço de história.
ResponderExcluirEmília
Adoro Mariana! Gostaria de morar em uma dessas casas, com essas sacadas maravilhosas!
ResponderExcluirEu nunca imaginei que pudesse existir sacadas feitas em pedra-sabão. Fiquei encantada, Anabela! E são tão belas, as rendas!
ResponderExcluir