No século XVIII, por volta de 1740, alguns descendentes de bandeirantes paulistas a procura de ouro chegaram no lugar onde hoje está erguida a cidade de Taquaraçu de Minas.
A palavra taquaraçu é de origem indígena e significa taquara grossa ou taquara grande. É o nome usado para identificar uma das várias espécies de bambu que existem na região.
A cidade esteve vinculada ao município de Caeté até 1962, quando foi elevada a categoria de cidade.
Distante há 60 km de Belo Horizonte, é um lugar de pouco movimento, bastante acolhedor e que ainda conserva muito dos costumes rurais.
Sobrevive da agropecuária e do turismo. As águas claras do rio que corta a cidade é ótima para banhos e pesca.
Casa na avenida de frente ao rio, na parte central da cidade. Seria uma habitação comum de área rural se não fosse o meu olhar clínico para essa parede. Observem que nela há quatro etapas da evolução da alvenaria em Minas: pau-a-pique, adobe do século XIX, adobe do século XX e tijolos contemporâneos, excetuando o muro que é de outro tipo de tijolo. Achei muito interessante!!!
Detalhe do pau-a-pique. |
Rio Taquaraçu, no centro da cidade. |
Cristo Redentor, na praça principal. CASARÕES ANTIGOS ( séculos XVIII e XIX )
Igreja matriz do Santíssimo Sacramento. Essa foto foi copiada do site http://www.taquaracudeminas.mg.gov.br/
|
Também achei muito interessante.
ResponderExcluirLugares como esse me enchem de curiosidade.
Anabela, fiquei tão, tão feliz com sua presença no Misturação que só tenho a agradecer.
Xeros
Oi, Anabela!
ResponderExcluirGosto bastante de viajar sem rumo por Minas Gerais e fotografar as construções coloniais. Ainda não tinha ouvido falar de Taquaraçu de Minas. Tão perto de BH e ainda se mantém pequenina em essência.
Beijus,
Não conheço essa cidade, mas pelas fotos gostei.
ResponderExcluirQuanto a pergunta lá no blog, não conheço a pessoas que vc falou, mas da próxima vez vou procurar saber quem é.
Bjux
Ei Anabela
ResponderExcluirEstas cidadezinhas, na maioria das vezes desconhecidas, me atraem e muito, fico com uma vontade de ir até lá.
Beijo
meu sonho é morar em um casarão antigo! obrigada pela visita! bjo bjo
ResponderExcluirE o rio nao e poluido por ser tao perto da grande metropole BH...
ResponderExcluirAnabela. Ainda não tive a oportunidade de estar em Taquaraçu. Mas sua postagem me aguçou a curiosidade de ver mais perto, o tempo aí registrado em detalhes , como os que seu sensível olhar nos trouxe. Agradeço pela registros e informações. Receba meu abraço e tenha um ótimo fim de semana
ResponderExcluir