Rua Direita na cidade de Santa Luzia-MG. Vista de alguns sobrados dos séculos XVIII e XIX que resistiram ao tempo e à falta de investimentos na preservação. Ao fundo a igreja de N S do Rosário. |
Pergunta um tanto quanto difícil de responder. Procurei informações em livros, na internet e com pessoas entendidas nessas antiguidades. Nenhuma resposta me convenceu, mas todas tem fundamento.Do que não deletei sobre a pesquisa que fiz, arrisco a opinar que acima de qualquer significado para o nome, essas ruas estavam presentes em todos as vilas e cidades até o século XIX, o que nos leva a crer na necessidade de reafirmação constante do que nelas havia e na importância de se ter esse espaço no contexto urbano.Alguns afirmam que a origem do nome está no fato dessas ruas serem totalmente planas e planejadas. Concordar com tal colocação é arriscado, tendo em vista que algumas delas são mais ingrimes e tortuosas do que outras que receberam outros nomes.Aqui em Minas, a maioria levava direto aos símbolos do poder colonizador: câmara, cadeia e pelourinho e não raramente à igreja matriz.Do pouco que analisei, posso afirmar que nessas ruas, em cada vila ou cidade, habitavam pessoas abastadas e funcionava um prospero comércio. Uma rua que segregava? Tal como relata Helena Morley em seu livro " Minha Vida de Menina", onde ela descreve sobre o privilégio de se morar na rua Direita em Diamantina no século XIX.Atualmente algumas ruas "Direita" mudaram de nome, como em Sabará, onde passou a se chamar rua Dom Pedro II e, em Ouro Preto Rua do Ouvidor. Estou convencida de que era a rua mais importante dos centros urbanos coloniais no Brasil.E você, conhece a rua Direita na cidade onde mora?
Adoro os teus posts sempre informativos e instrutivos.
ResponderExcluirAqui, também existe uma "Rua Direita" em quase todas as cidades.
Infelizmente a reabilitação urbana é escassa , como aqui.
Beijinhos.
Oi Anabela
ResponderExcluirBem, se rua Direita é considerada a mais importante da cidade, na minha é a rua principal, Comendador Antônio Alves, não por causa de moradores abastados, mas sim pelo comércio intenso ao longo dela.
Beijo
Adorei conhecer essa informação!
ResponderExcluirTenha uma ótima semana, querida!
Passa lá no blog pra participar da blogagem coletiva sobre alimentação saudável na infância, que acontecerá domingo, dia 10/02, e também pra conferir meu novo projetinho, 30 antes dos 30!
Beijos!
www.asosmamaenadia.com
Olá Anabela
ResponderExcluirConheço pouquíssimo de Santa Lusia, acho porque é muito perto a gente vai sempre deixando pra depois. Quanto a "Rua direita", nunca avia pensado no por que do mome. Gostei.
Bjux