O chafariz que se apóia na parede que sustenta a escadaria do prédio que hoje abriga o Museu da inconfidência em Ouro Preto ( outrora prédio da casa de Câmara e Cadeia ) já não desempenha o papel de abastecer d'água os moradores e viajantes que dele se valiam. Está lá... Para não dizer abandonado ou esquecido, prefiro acreditar que servindo de peça decorativa para aquele museu a céu aberto que é a Praça Tiradentes. Não jorra mais água.
Ao visitante mais atento, não será difícil perceber a placa oval que informa com todo o rigor , dados relevantes sobre a sua existência: nascido no 2º Império, em homenagem ao imperador, e não fugindo às regras políticas, destacando o nome do seu benfeitor...
Fico pensando que, as placas de inauguração deveriam ter a função exclusiva de eternizar a data da construção e os executores da obra, mas infelizmente há muito vêem servindo de fonte de promoção para políticos, mesmo que na história sejam lembrados apenas quando alguém lê o nome numa placa por simples curiosidade e, segundos depois se esquece...
Concordo plenamente com seu questionamento. Quanto à placa, já fui milhões de vezes a Ouro Preto e nunca reparei nela. Sou muito desligado.
ResponderExcluirBjux
Já cumpriu a sua função.
ResponderExcluirHoje, bem preservado, conta a história que encerra,maravilhando quem o visita!
Beijinhos.
Ei Anabela
ResponderExcluirO chafariz é muito bonito, mas vê-lo seco dá tristeza.
Infelizmente políticos se valem destas artimanhas, mas como você disse, daqui a pouco ninguém se lembra do nome que estava gravado.
Beijo
Agora estou fazendo uma excursão visual nos seus blogs. E que sorte, acabei num blog que fala sobre cidades, historias, e outros assuntos coligados.
ResponderExcluirBjs
✿✿彡
ResponderExcluirUma linda peça histórica.
Bom fim de semana!
Beijinhos.
¸.•°✿✿彡