Na Revista de História da Biblioteca Nacional, nº 83, agosto de 2012, foi publicado um artigo sobre cartas escritas por Guimarães Rosa na década de 1930 a um fazendeiro da região de Itaguara-MG, cidade onde o escritor trabalhou como médico numa época em que energia elétrica e estradas eram coisas inexistentes no lugar.
Segundo a revista, as cartas eram recomendações médicas sobre tratamentos que poderiam ajudar doentes na fazenda e no seu entorno.
Elas teriam sido guardadas pelo senhor Manoel até 1976. Após a sua morte, uma sobrinha, que nem chegou a conhecer pessoalmente o escritor, guardou-as e por ocasião da criação do Museu Sagarana em Itaguara, resolveu doá-las para fazerem parte do acervo.
O museu funciona desde abril, na Rua Mário Lima, 137, centro de Itaguara. Não possui site, portanto, para ler as cartas é preciso comparecer pessoalmente ao local.
Eu sabia desde sempre: vou ter que visitar Itaquara. Obrigado, Anabela. A informação, como deve saber, me interessa e muito.
ResponderExcluirGrande abraço e ótima semana.
Gilson.
Eu quis escrever Itaguara-MG.
ResponderExcluirGilson.
Olá, querida Anabela
ResponderExcluirEsse Blog traz coisas muito boas pra nós como cultura geral... Bom isso!!
Tem festa no Blog pra VC...
Deus te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
Bjs festivos de paz
Interessante esta informação do grande Guimarães.
ResponderExcluirBela semana Ana.
Meu abraço.
Anabela que achado esse não?! Seria fantástico se o Museu disponibilizasse essa riqueza através de um tour virtual. Obrigada pela visita. Abs
ResponderExcluir