Tenho dificuldades para definir meus rastros psicológicos neste momento. É um misto de indignação, tristeza, pena, uma vontade de poder dar um stop para o carnaval que reúne multidões nos apertados centros históricos, um querer estender a mão solidária para orientar melhor a juventude...
Milhares de "foliões" tomaram posse das ladeiras de Ouro Preto durante o Carnaval. Sempre foi assim. Há décadas o Carnaval da cidade é considerado um dos melhores do país. Se não pela tradição cultural, pela divulgação na mídia e no universo virtual. Assistimos a cada ano a multiplicação desses foliões que se misturam à população local.
Há quem se limite simplesmente à diversão, mas outros tantos com pretensões diversas ao cair na na folia perdem a noção dos limites adquiridos no berço e ou no banco da escola. Esquecem de coisas simples como o respeito à diversidade cultural e aos monumentos históricos. Assim, nos dias de folia vão subindo e descendo ladeira sem se preocuparem com a qualidade dos rastros que irão deixar. E a depredação vai acontecendo ... algumas permanecem ocultas, outras por si se escandalizam, como é o caso da cruz da Ponte da Barra.
É difícil perceber o que representa uma cruz antiga esculpida em pedra na estrutura de uma ponte do século XIX no imaginário de mentes tão diversas. Há quem passe por ela e observe, há quem passe e não a veja, há quem a entenda como um símbolo de fé e outros que a valorize como um objeto qualquer...
Fácil é compreender a falta de informação para a necessidade de preservação do patrimônio público e cultural. Na certa, o impulso rumo ao eu posso, eu faço, eu me destaco ....
Quanto à cruz, um monumento construído por volta de 1806 e tombado desde 1950, pela utilidade pública ao longo desses mais de 200 anos, merece justiça!
Vamos ver se ela virá ...
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/02/iphan-vai-propor-acao-contra-turistas-que-quebraram-cruz-em-ouro-preto.html
VISITE E DEIXE O SEU COMENTÁRIO :
http://odiariodeanabelajb.blogspot.com/2012/02/hoje-estou-pensando-com-os-meus-botoes.html
Tomara que ela venha!!É preciso!!1beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirOi Anabela
ResponderExcluirQue coisa, hein, olha só a diferença do estado de conservação da cruz.
Já era pra ter vindo a tal justiça.
Bjo
Querida Anabela!
ResponderExcluirMe solidarizo com a tua indignação referente à este triste episódio,e outros mais parecidos. Infelizmente,minha amiga, vivemos num país de pouquíssima memória e respeito cultural. Sou brasileira, amo o meu país de coração, mas tenho consciência dessa nossa dificuldade em termos de educação básica e valorização do nosso patrimônio histórico.
Por isso que ainda acredito que só através de uma educação séria, que prioriza os valores humanos e de consciência ecológica, é que poderemos modificar este quadro triste e decepcionante.
Sem dúvida, o Carnaval é uma grande festa popular brasileira,cracterizado por uma enorme aglomeração de pessoas nas ruas, e é natural que ocorram, de vez em quando, uns "acidentes de percurso". Mas acredito que "foliões conscientes" sejam menos propícios à estas depredações ao nosso patrimônio. Talvez seja o momento das prefeituras iniciarem uma campanha em defesa ao patrimõnio das cidades... Afinal "Brincar carnaval pode, depredar a nossa história não!"
Beijo pra ti!
Teresa
Oi,Anabela!
ResponderExcluirVoltei pra te agradecer pelo teu carinho e comentários lá no bloguinho... E quanto à "garrafa de Crush", pois é,minha amiga, aqui no Rio o "Crush" desapareceu à muito tempo...(Rs...) E ao vê-lo, também me lembrei da minha infância e adolescência, dos tempos de colégio e de tantos amigos que não vejo mais... Uma doce e terna nostalgia! Que bom que você gostou dos post... Realmente esta nossa viagem foi muito interessante,pois ela transcorreu ao longo de datas comemorativas dos norte-americanos, o "Valentine's Day" e o "Mardi Gras". Valeu estar lá e vivenciar estas comemorações de uma outra cultura. Isso sempre amplia os nossos horizontes. E é sempre muito bom poder compartilhar essas vivências com outras pessoas.
Muito obrigada pela tua presença e carinho!
Teresa
A minha solidariedade pela defesa do Património....
ResponderExcluirCumprimentos
AnaBela muitas pessoas ja perderam o senso de respeito faz tempo. E a justiça? Essa sim é lenta mesmo.
ResponderExcluirBjs e otimo findi semana.
Indignação e tristeza...
ResponderExcluirFico imaginando o que passa na cabeça de moças - não homens !!! - que tem uma atitude tão grosseira, violenta e feia...
Pior do que o estrago no Patrimônio Histórico é a perda da sensibilidade, da educação, da vergonha, e do respeito ao que não lhe pertence !
Que Deus ajude essas moças e faça com que o arrependimento tome conta de seus corações...
E que a justiça, forte, sem pena nem desculpas, seja feita na justa medida do delito.
Beijo
É brabo quando estas pessoas simplesmente vão invadindo nossas cidades, e um pouco da história de cada lugar.
ResponderExcluirSão pessoas que não estão nem aí para nada, são mal formadas, invejosas, infelizmente, e que depredam o que temos de mais bonito.
E não sei como num centro histórico permitem o carnaval, ainda mais sabendo que a cabeça das pessoas são tão diferentes, e que existem bons e maus, e que os maus deixam rastros às vezes sem voltas.
Obrigado pela visita no meu blog, e o Kleber matou o Internacional, mesmo mancando.
És Cruzeiro?
Beijos!
"Por herança de família" também sou gremista, desde que me entendo por gente torço para o Grêmio, em comum entre nós, a cor azul.
ResponderExcluirBeijos, minha querida, Mauro
É um misto de indignação e tristeza ao ler a reportagem do link... Nestes dias de folia infelizmente alguns vândalos exageram no seu comportamento e saem por aí aprontando. Também acredito que se deva trabalhar a conscientizarão e preservação da nossa cidade.
ResponderExcluirParabéns por divulgar estas ações, é um meio de propagar as idéias de justiça e de respeito a nossa história.
Um grande abraço.
Terrivel isso!! Vi no jornal!!!
ResponderExcluiradorei a visitinha que vc me fez e vim retribuir...
estou seguindo, segue la tbm? bjoooooo
Nossas pegadas mostram quem somos. E é lamentável que, em nome de uma alegria, deixam tanta sujeira e destruição.
ResponderExcluirOs valores mudaram, hoje falta respeito, educação...
ResponderExcluirJá me tornei sua amiga Anabela.
Obrigada pela sua companhia.
beijooo.
Formas diferentes de viver a alegria,que desta maneira passam a ser dias de excessos.
ResponderExcluirO património, que são sinais da nossa história, nem todos o acarinham ou respeitam, Anabela. Depende das sensibilidades e da forma como o vemos!
Abraço
Oi Anabela,
ResponderExcluirAco que em parte a culpa é do poder público por não restringirem o aceso de turistas em determinados lugares, pois não vai ser em 4 dias de carnaval que se vai educar alguém, então o melhor é contê-los para preservar.
Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.
SORTEIO!
http://www.gosto-disto.com/2012/02/sorteio-2-anos-do-blog-giveway-2-years.html
O património de uma terra é o pilar que mantem e faz perdurar a identidade do seu povo. Conhecê-lo é a única forma de o amar.
ResponderExcluirUm beijo
Da pena ver como no se cuida estrucuras añejas que, son parte de la historia.
ResponderExcluirPor acá tambien pasan hecos así.
Una lástima.
Cariños