Na rota dos mineradores surgiram municípios onde ainda se mantêm na estrada o corro-de-boi. Que para ser bom mesmo tem que cantar!
O carro-de-boi é tão tradicional que tem até um desfile e concurso anual na cidade de Crucilândia, no último final de semana de julho. Como tantas outras tradições, sua sobrevivência depende da formação de especialistas na construção e manutenção dos carros. Muitos hoje já viraram peças de museu ou simplesmente enfeitam pátios ou jardins de fazendas.
Hoje num passeio pela internet achei um site bem informativo que fala sobre carros-de-boi, vale a pena conferir. http://www.widesoft.com.br/users/pcastro1/carrodeboi.htm
Oi Anabela
ResponderExcluirTive dois tios carreiros...um deles ainda é vivo, como gostaria que ele visse o blog que voce falou...fui lá, mas deu uma saudade!!!!!
Lá na casa do meu tio ainda tem o carro de boi, aliás dois, as cangas, e tudo mais que ele usava para carrear, são relíqueas preciosas para ele...
Voce já ouviu o canto de um carro de boi? Não é mesmo encantador?
beijinho
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)
Oi Anabela, por aqui ainda temos isso tbém sabia?
ResponderExcluirEu conheço e levo meus filhotes para conhecerem, claro!
Beijos
Joana CAmpos
Oi Anabela
ResponderExcluirO carro de boi fez parte da minha infância. Nasci e fui criada em fazenda, andei muito de carro de boi.
Saudade, muita.
Bjo
Isso me lembra uma comparação para que nunca nos tornássemos carroças vazias, pois essas chim bastante hehe
ResponderExcluirAqui em Portugal ainda temos alguns com utilidade prática.
ResponderExcluirAbraço do Zé
Bom dia Anabela, vou dar uma olhadinha nesse site.
ResponderExcluirQuando criança, na fazenda de meu pai, nós, eu e irmãos, andávamos muito de carro de boi. rs
Adorei relembrar esse meu tempo.
Xeros
Carroças eu ainda vejo por aí, mas desses faz tempo!
ResponderExcluirBj
Adri
Olá Anabela, quando criança, lá no interior onde nascí o carro de boi cantava sim.
ResponderExcluirE o nosso Gilvan Chaves cantou:
Carro de Boi que não geme não é bom
Carro de boi que não é bom gemedor...
Beijo
Maria Luiza (Lulú)
Oi,Anabela!
ResponderExcluirNasci e fui sempre criada na cidade grande, mas tenho um carinho muito especial pela vida do campo e suas estórias...Além disso, como o meu marido é goiâno e trouxe consigo muitas lembranças da sua infância rural, tenho convivido com relatos e aventuras que vem do coração do nosso Brasil.
O meu marido sempre me conta estórias incríveis e tem guardado na sua memória a visão de um carro de bois... Lembranças de uma fase inesquecível da infância dele! Eu mesma tive a oportunidade de ir com ele ao interior de Goiás e ver cenas incríveis desse nosso lado brasileiro... O carro de bois ,pra mim, representa a imagem serena de um Brasil de simplicidade e encantos sertanejos... Um passado bucólico que ainda vive, latente, na alma de muitos brasileiros.
Eu li também, o teu ótimo post anterior, sobre a nossa atual presidenta, e queria dizer que apesar de não ter votado nela, também estou torcendo que ela faça um excelente governo. Afinal, o mais importante de tudo, tirando as divergências partidárias, é que venham anos melhores para todos nós brasileiros, onde mulheres,homens e crianças possam ter uma vida mais próspera e mais digna.
Desejo pra você um ano maravilhoso,repleto de bençãos e muitas conquistas!
Beijo grande no seu coração mineiro!
Teresa
Anabela bom dia! Que gostoso conhecer mais uma mineira e um blog tão bonito e interessante. A família do meu marido é de Minas e adoro os mineiros e as cidades de Minas. Agora vou segui-la te visitando sempre. obrigada pela sua visita e espero que voc~e tb sempre apareça no meu solo.beijinhos
ResponderExcluirOi Anabela, vim ritribuir sua visita...adorei conhecer seus blogs...beijinho e volte sempre. Ja sou sua seguidora pra nao perder nada.
ResponderExcluirBeijinho
Marília Marques