Da última vez que estive em Diamantina, passando pelo Beco da Tecla ( nº12), me chamou a atenção uma loja no que seria um porão (?) de um dos sobrados daquela descida para a praça do Mercado dos Tropeiros.
Despertei para os tecidos empilhados na porta, o que me sugeria ser uma loja de tecidos ou armarinho especializado em artigos para costura. Coisa já meio escassa aqui na Capital e que ao meu ver mereceu um registro para a posteridade. Não tive curiosidade de adentrar o estabelecimento para averiguar o que havia em seu interior. Parei, fotografei e segui observando outras curiosidades do beco.
Hoje, fui avisada de que uma emissora de TV estava reprisando um programa sobre a cidade de Diamantina e corri para assistir.Tamanha foi a minha surpresa ao ver o apresentador adentrando o estabelecimento que julguei ser, uma simples loja de tecidos! Imaginem que na verdade o local é uma alfaiataria, a " Alfaiataria do Jonas", famosa e tradicional aos habitantes da cidade. Tanto pelo trabalho do alfaiate, quanto pela transformação que ali dentro acontece quando ao final do expediente se fecham as portas.
De acordo com a entrevista dada ao trilhas-do-sabor (http://www.facebook.com/trilhasdosabor/info) o local se transforma num (bar) cantinho de confraternização entre o Jonas e seus amigos, regada ao que ele chama de "suco de cana" e tira gostos variados.
Lição aprendida: não julgue pela aparência.
Oi Ana!
ResponderExcluirLugares assim costumam ser verdadeiros empórios culturais!!
Precisamos mesmo programar o 3° Cafe c Blog!!!
bjsss
malu
Ei Anabela
ResponderExcluirQuem vê cara não vê coração, foi o que aconteceu com você em Diamantina.
Beijo.
Anabela, essas coisas acontecem. Agora não adianta chorar a cana derramada, digo, o leite.
ResponderExcluirAbraço e bom domingo.
Gilson.
Pois é Ana Minas tem estas surpresas.Lembra dos açougues que viravam barzinho a noite? Assim é o caso da Confraria do Jonas,rsrs.
ResponderExcluirMas tem volta né?
Diamantina é tudo de bom amiga.
Vou ver o link.
Um carinhoso abraço mineiro de flor para dias de alegrias.
A gente sempre se surpreende com a vida! Julgar nunca da certo, nunca se acerta, ainda bem!
ResponderExcluirbjs
juliana
Que coisa Ana, esteve na estação e perdeu o trem da história... Da próxima vez embarca que vale a pena.
ResponderExcluirMinas é assim, surpresas em cada esquina. Delícia!
Brincadeiras a parte, sua postagem é mesmo uma boa parada para reflexão. Além de não ser correto o julgamento pela aparência, acabamos vivendo tbém uma vida muito desligada, na base do olhar sem ver...
Bjks mil
Adoro esses lugares da nossa Minas e estou doidinha pra ir na Serenata! beijos
ResponderExcluirOi Anabela!
ResponderExcluirVim te conhecer e gostei do que aqui encontrei...uma mineira,como eu,que gosta das coisas e causos mineiros.
Volta lá,amiga!Vai conhecer o Jonas e seus amigos...deve valer a pena,com certeza!
Acho que o seu "pecado",não foi julgar pela aparência,mas sim a falta de curiosidade,que comigo não aconteceria,pois sou uma curiosa inveterada e costumo pecar pelo excesso,nunca pela escassez...
Bjsssss,novamiga,
Leninha