A minha participação na blogagem coletiva
"Um sábado azul" promovida pela
Tina do blog
http://tinadiassonharerealizar.blogspot.com/ apresenta para vocês hoje a Serra da Piedade, um lugar super especial para os belorizontinas e sobretudo para os católicos e devotos de Nossa Senhora.
Essa é a parte I, a parte II vocês podem ver no
http://anabelaemblogagenscoletivas.blogspot.com/ . a partir do próximo sábado esse será o link para a blogagem coletiva
"Um sábado azul" e outras mais que tenham a minha participação. Espero por vocês!
|
Santuário de N. S. da Piedade, abençoado por esse céu AZUL!!! |
|
Paisagem da subida da serra. Créditos imagens google, flickr. |
|
Imagem de N. S. da Piedade. |
|
Vista geral da serra, com o telhado do novo santuário. |
|
Subida da serra. Em cada curva uma nova emoção! |
A área abrange o Santuário de Nossa Senhora da Piedade (foto), padroeira de Minas Gerais, o Observatório Astronômico da UFMG e os radares do Cindacta, que controla o espaço na região. A delimitação para o monumento natural atinge mais de 80 nascentes, com águas de classe especial, com mananciais que garantem abastecimento das populações de Sabará, Caeté e Ribeirão Vermelho. A região da Serra da Piedade é considerada, também, de extrema importância biológica, com espécies da flora ameaçadas de extinção.
A Serra da Piedade é um dos picos mais elevados da cordilheira do Espinhaço, com altitude de 1.783 metros, e localiza-se no município de Caeté, divisa com Sabará. Sua história está estreitamente ligada à ocupação do território mineiro, como um dos mais significativos referenciais utilizados pelos primeiros aventureiros em busca de ouro.
Sua vocação mística iniciou-se a partir da lenda da menina muda de nascença que, avistando no alto da Serra da Piedade a figura da Virgem com Jesus nos braços, começou a falar, contando o ocorrido. Nossa Senhora reapareceu várias vezes para a menina, que, muito piedosa, foi curada.
A lenda da aparição da Virgem cativou o fidalgo português Antônio da Silva Bracarena, rico oficial de cantaria que decidiu construir uma capela em homenagem à Nossa Senhora, no alto da Serra da Piedade. A construção do templo teve iniciou em setembro de 1767, sendo que um de seus sinos data de 1770. A imagem de Nossa Senhora da Piedade, segundo alguns autores, veio da cidade do Porto e se encontra, ainda hoje, no altar-mor da igreja.
Após a morte de Bracarena, o Santuário foi habitado por ermitões, que viviam a rezar e a esmolar para as obras da capela. No início do século XIX, Padre Gonçalves Pereira, vigário de Roças Novas, resolveu tomar para si a tarefa de cuidar do templo. Nos fins de semana, autorizado pelos proprietários, subia a Serra com escravos para meditar. Esses rituais e a devoção do padre perduraram pelos cinqüenta anos em que permaneceu à frente do Santuário e passaram a atrair multidões de devotos.
Em setembro de 1956, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário de Nossa Senhora da Piedade foi tombado pelo IPHAN. Dois anos depois, em novembro de 1958, a imagem do Santuário de Nossa Senhora da Piedade foi proclamada Padroeira do Estado de Minas Gerais, pelo Papa João XXIII, sendo posteriormente realizadas as solenidades de Consagração, em julho de 1960, em Belo Horizonte.
Imagens google, site da arquediocese de BH, IEPHA e outros já citados.