quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Helena Morley, Minha Vida de Menina


Foto de Helena Morley existente na edição abaixo.



Hoje quero sugerir a todos vocês leitores dessa postagem, que aventurem-se nas páginas do livro Minha Vida de Menina, de Helena Morley. 
Seu nome de batismo é Alice Dayrell Caldeira Brant. Nasceu em Diamantina no dia 28 de agosto de 1880 e faleceu no Rio de Janeiro em 22 de junho de 1970.
Minha vida de Menina, foi publicado pela primeira vez em 1942, embora tenha sido escrito entre os anos de 1893 e 1895. Tamanho o sucesso da obra, foi traduzido para o inglês,  francês, italiano e editado também em Portugal. Sendo a única obra escrita e publicada por Helena Morley.
Na realidade, o livro trata-se de um diário onde a autora registrou parte de seu cotidiano de menina provinciana nos fins do século XIX. São textos encantadores que a cada página nos revela a vida simples e pacata dos moradores da cidade de Diamantina num momento em que a atividade mineradora estava bastante decadente. Os conflitos sociais, a religiosidade, as disparidades econômicas, os relacionamentos familiares, o cotidiano infanto-juvenil, as tradições, o amor, o modismo e muito mais ...
Por ter ascendência inglesa, a autora revela a rede de ligações e intrigas entre os imigrantes europeus e a população local.
Segundo relatos da autora no prefácio de sua primeira edição, ela  tinha o hábito de escrever o que sucedia com ela no cotidiano. Vários cadernos foram escritos, principalmente porque era uma exigência do seu professor de português que os alunos fizessem uma composição (redação) diária com tema à escolha.
Esses cadernos foram guardados e esquecidos, reaparecendo em meio a uma mudança. E assim foram lidos para suas netas, no intuito de que elas ficassem sabendo como fora a sua vida de menina pobre no interior.
Fascinado com os textos, seu marido teve a iniciativa de transformá-los num livro,  para a surpresa de todos, com grande aceitação do público em todos os tempos.
Para os interessados em saber da história e dos costumes mineiros no século XIX é uma boa fonte de consulta.            
Após á leitura do livro é recomendável também o depoimento de alguém que conviveu com a autora já em idade avançada.

E, claro! Assistir ao filme Vida de Menina, inspirado nos relatos do diário de Helena Morley.

10 comentários:

  1. Olá Anabela
    Já posso imaginar a história deliciosa deste livro. Adoro estes livros que retratam uma época passada,os costumes, hábitos, o cotidiano das pessoas.
    Vou anotar o nome e tentar achá-lo.
    Excelente postagem.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga
    Este será mais um pedido para o papai noel, eu queeerooooo!!
    Pelo que voce escreveu , este livro é tudo que gosto, já estou ansiosa para le-lo
    beijinho
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  3. Querida Anabela.
    Que interessante essa historia da força que o marido deu para o lancamento do livro,adorei!!
    Super obrigada querida, pelo carinhoso comentario no blog, seja super bem vinda!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  4. oi amiga
    Nossa!! Que erro imperdoável!
    Me desculpa viu? Sou assídua frequentadora do seu blo, ele está linkado no meu, e ainda não era uma seguidora cadastrada...
    Desculpa amiga...sou lerdinha mesmo...é a idade schuinf, schuinf!
    beijinho
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA) (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros assim, sempre aprendo coisas novas, pois tenho profunda admiração e respeito pelas pessoas mais velhas e que tiveram uma grande vida...
    Obrigada pela doce visita, voltarei ao seu cantinho outras vezes!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Interessante post! Gosto muito de ler, mas de facto nunca ouvi falar desse livro. Irei procurá-lo, pois deve ser muito bom. Obrigada pela partilha. Um beijinho e até breve para mais uma aula de história, sim...considero estas coisas como história.
    Emília

    ResponderExcluir
  7. Anabela
    que livro interessante.
    aliás tudo de Minas é pra lá de bom, né
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Bom dia querida! O seu blog tem tudo que eu gosto. Biscoito polvilho e Minas. Este mês tô indo para a casa da minha mãe. Obrigada pela receita.
    Beijos,
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  9. Oi Anabela!
    Tudo bem?
    Olha só! Este livro me parece mesmo uma ótima indicação. Conhecer a cultura daquela época na visão de uma então menina provinciana. É sempre bom conhecer versões diferentes dos fatos.
    Vim agradecer e retribuir a visita! Talvez você nem lembre mais de mim... é que eu tenho estado super ocupado nestes últimos dias, e por isso estou super atrasado nas visitas... rs.. a intenção é que conta, não é?
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Anabela!
    Tina falou muito bem do livro e vim conferir aqui, como recomendado e realmente aumentou a minha curiosidade dessa boa leitura.
    Xerosssss

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!