terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cerrado: a beleza do bioma e o perigo dos incêndios

O que é o cerrado?

O cerrado é um tipo de vegetação que cobre extensas áreas no estado de Minas Gerais.

De acordo com o dicionário Aurélio: tipo de vegetação caracterizado por árvores baixas, retorcidas, de casca grossa. No bioma do cerrado podemos apontar as nascentes dos principais rios do centro-sul do Brasil, inúmeras plantas exóticas e algumas até desconhecidas do mundo científico e animais silvestres como o nosso lobo-guará, o tamanduá bandeira, siriemas e centenas de outras espécies. Portanto, de suma importância a sua preservação para o equilíbrio do planeta. 


Os incêndios causam danos ao cerrado?

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, ocupa cerca de 20% do território nacional, abrigando uma enorme diversidade biológica.
A queimada (coivara) é uma prática comum dos agricultores de áreas de cerrado, utilizada no preparo de novas áreas agrícolas. A vegetação é derrubada e queimada para formar novas pastagens e áreas de plantação.




imagem do site g1.globo.com

Porém, as queimadas provocam aumento da concentração de gases (CO2, CH4, CH3Cl, NOx,, CH4 e O3)  causando mudanças na atmosfera e provavelmente no clima do planeta, além de resultar na formação de camadas de fumaça, causando poluição em nível regional. Outros problemas decorrentes do processo de queima são a erosão e a  degradação do solo, que tem sua fertilidade diminuída; a perda de grupos genéticos da flora e fauna, muitos dos quais ainda não identificados ou não estudados.

imagem do site megaminas.globo.com

E como acontecem os incêndios ?


Um incêndio florestal abrange centenas de km de terras, ameaçando as casas e vidas de muitos animais e pessoas na vizinhança. A maioria dos incêndios florestais são resultado do descuido humano e podem ser intencionais, provocados por fogueiras, cigarros acesos jogados no mato, queimadas de terreno e lixo, fogos de artifício,etc. Há três componentes necessários para que haja um incêndio: combustível para queimar, ar para fornecer oxigênio e uma fonte de calor para levar o combustível até a temperatura ideal. Calor, oxigênio e combustível formam o triângulo do fogo. Os incêndios florestais se propagam com base no tipo e quantidade de combustível que os cerca. O combustível pode incluir tudo, desde árvores, arbustos e campos de grama seca a casas.  
imagem do site noticias.uol.com.br
Então, o que podemos fazer para evitar os incêndios no cerrado?                                                                           
-Conscientizar as pessoas sobre a importância do bioma do cerrado.
- Conscientizar as pessoas sobre os prejuízos causados pelos incêndios na atmosfera. 
-Evitar a coivara.
- Não jogar cigarros acesos no mato.
- Não soltar fogos de artificios perto dos campo e matas.
- Não queimar lixo ou entulhos nas proximidades das áreas de matas.
- Não praticar queimadas intencionais. 
Essa postagem é a minha participação na blogagem coletiva " TEIA AMBIENTAL" promovida pela amiga Flora do blog http://floradaserra.blogspot.com/

9 comentários:

  1. Oi,Anabela!
    Que bom lembrar do cerrado e da sua importância ecológica pra todos nós brasileiros.
    Já faz algum tempo que acompanho o desenrolar da paisagem do centro-oeste do Brasil, uma vez que sou casada com um goiano e de tempos em tempos, temos a oportunidade de visitar os campos de cerrado. E é com tristeza que tenho visto a descaracterização desse nosso grande bioma... Além da luta contra o fogo, o cerrado tem sido devastado em grandes áreas e dado lugar à imensas plantações de soja e outras culturas... Lembro de passeios que fazíamos `a mais de 15 anos atrás, em que víamos pássaros como tucanos e siriemas, além de lobos guarás... Há pouco tempo, no mesmo lugar já não vemos nem mesmo o cerrado como era antes... Sei que o progresso e o cultivo de determinados vegetais trazem riquezas ao nosso país, mas é preciso ter consciência dos danos ambientais que isso tudo também traz... Quantas espécies de plantas e animais vão desaparecer sem que a gente nem perceba? E o que isso tudo pode significar no futuro como grave dano ambiental?
    Proteger o cerrado e os nossos outros biomas é dever de cada um de nós, pois eles fazem parte do nosso imenso e maravilhoso patrimônio da nossa humanidade.
    Obrigado Anabela, por lembrar da importância e da grande beleza do nosso cerrado!

    Beijo grande!
    Teresa
    ( do blog "Se essa lua fosse minha" )

    ResponderExcluir
  2. OLá, querida
    Como tenho presenciado queimadas pelo Brasil afora!!!
    Sua postagem da nossa Teia ficou belíssima... muito "fogosa"...
    Deus permita que tomemos consciência do mal que nos atinge!!!
    Abraços fraternos e bjs de paz

    ResponderExcluir
  3. Pois é Anabela, apesar do tema, o post está perfeito.
    Também li na Rosélia o post dela sobre esse assunto e espero que as pessoas tomem consciência urgentemente para salvar-mos nosso planeta.

    Xeros

    ResponderExcluir
  4. Oi Anabela,
    meu quintal é puro cerrado!
    Na planialtimetria tinha umas 50 a 60 árvores!
    Ainda vou contar uma por uma!!!
    Elas são meio tortinhas, um amor!!!
    Fico muito triste qd vejo queimadas no parque do Rola Moça.....
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Anabela
    Ótima postagem, que sirva de alerta pra todos nos brasileiros.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Excelente postagem, Anabela !
    Assim, de grão em grão, de blog em blog, vamos espalhando nossa Teia Ambiental e ajudando a melhorar nosso planeta.

    Parabéns !
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Anabela! Seu blog é interessante, informativo e lindo! Gostei muito de passar por aqui! Meu pai é mineiro e fala muito desta terra que ele tanto ama! Ó tima postagem!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Anatureza é bela, depois vem o fogo e põe tudo em perigo.
    Venho agradecer pela minha filhota pois foste visitar o jardim dela, ela depois vem com o blogue dela tá ?ela fica toda contente mil beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Anabela, o que falta neste país, é conscientização para muita coisa, há muitas quiemadas que são prejudiciais para a natureza e assim sendo, para nós seres humanos, quanto a Unimed, realmente um problema, mas o importante é sermos atendidos, termos médicos, etc e tal, mas bem que podiam rever certas atitudes para o bem de todos.
    Beijos e bom final de semana, Mauro

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!