segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Tempo de visitar presépios: as pastorinhas

Grupo de pastorinhas em Ouro Preto, foto http://opretominhaterra.blogspot.com/
Visitar presépios ainda faz parte da tradição que herdamos dos antepassados portugueses. Tradicionalmente a visita  quase sempre segue acompanhada dos autos de Natal. Aqui em Minas temos duas manifestações marcantes nesse período, sendo mais constantes interior. São o canto da pastorinhas e o reisado, conhecido também como folia de reis ou terno de reis.
As pastorinhas são grupos de meninas e ou adolescentes que se vestem de camponesas com roupas bem coloridas, algumas se vestem de anjo e carregam a bandeira do grupo. São lideradas por uma mestra e saem pelas ruas cantando a caminho das casas que abrem seus presépios para a visitação. Diante do presépio elas cantam, rezam e dançam. Após a apresentação quase sempre recebem como prenda as famosas amêndoas carameladas. E assim vão visitando todos os presépios possíveis entre os dias 25/12 e 06/01.


Pastorinhas em Senhora da Glória, http://www.cbhvelhas.org/
Pastorinhas do Mucambo, Baldim, http://baldimumdocedecidade.blogspot.com/

5 comentários:

  1. Suas fotos estão lindas.Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Que linda essa tradição. Assim, através do seu olhar, vamos conhecendo um pouco de Minas. Amiga obrigada pelas palavras carinhosas no meu post de hoje. Tenho certeza que ele sofre também. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiê, vim ver como passou o natal!

    Foi bom seu natal? que venha 2011 né?

    Amiga, estou com problemas no meu blog, ELE NÃO ATUALIZA OS POSTS, para meus seguidores e nem na lista de blog dos amigos....vc sabe me ajudar? to querendo fazer um sorteio logo no inicio de janeiro mas se ele continuar assim, não vai rolar né?

    oD

    Bjs

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Devíamos tentar manter as tradições, pois são história.

    Infelizmente estão-se a perder.

    Adorei as fotos.

    Bom Ano Novo.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Anabela
    Sou completamente a favor de preservar as tradições populares, que infelizmente, poucas ainda resistem. Lembro-me na minha infância, morávamos numa fazenda, no dia de reis um grupo de adultos, crianças, visitava todas as casas.
    Estas fotos estão ótimas.
    Bjos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!