domingo, 5 de dezembro de 2010

Os jardins de Inhotim

















Situado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (MG), Inhotim caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes, situadas em um Jardim Botânico, de rara beleza. O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx (1909-1994) e em toda a área são encontradas espécies vegetais raras, dispostas de forma estética, em terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada.
O Instituto Inhotim, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, além desses espaços de fruição estética e de entretenimento - que lhe garantem um lugar singular entre outras instituições do gênero - desenvolve também pesquisas na área ambiental, ações educativas e um significativo programa de inclusão e cidadania para a população do seu entorno. 
O acervo artístico abriga mais de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros. O Inhotim se diferencia de outros museus por oferecer ao artista condições para a realização de obras que apenas em seu parque poderiam ser construídas.
Em uma área de 97 hectares, o Jardim Botânico conta com diversas coleções botânicas entre as quais se destacam a de Aráceas, uma coleção de orquídeas da espécie Vanda, com 350 indivíduos de diferentes espécies e, ainda, uma das maiores coleções de palmeiras do mundo com mais de 1.400 espécies. Pesquisas e projetos botânicos e paisagísticos são desenvolvidos em parceria com órgãos governamentais e privados.

Fonte:

9 comentários:

  1. Que belo lugar ! Belo e cheio de arte.
    Seria muito bom se existissem parques assim em todas as cidades...

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Anabela
    O Inhotim é isto tudo e muito mais. Estive lá há dois anos e fiquei maravilhada.
    Estou pensando em voltar lá breve, breve.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Olá Anabela que lugar mais lindo, amei!
    Lindas fotos!
    Beijo, beijo! ;)
    She

    ResponderExcluir
  4. Anabela, tenho muita vontade de conhecer Inhotim. O jardim deve ser lindo e fico imaginando que deve ter uma grande quantidade de aves para fotografar também.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Vim aqui te desejar uma semana abençoada e bastante produtiva.
    com carinho,
    lidiane

    ResponderExcluir
  6. A She é uma linda, né! obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  7. Que lugares maravilhosos!
    Deve ser muito bom passear por lá.
    beijo querida

    ResponderExcluir
  8. Pelas fotos dve ser um lugar maravilhoso que proporciona lazer e formação. Isso é optimo! Falta-me muitissimo para ter um conhecimento aceitável do Brasil; é enorme...acho que nunca o conhecerei todo. Beijinhos e uma boa semana
    Emília

    ResponderExcluir
  9. HUm... imqagina que paz! lugar sensacional para recarregar as energias e para a gente se dar conta de que isto tgem que ser preservado!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!