sábado, 11 de dezembro de 2010

BH completa 113 anos!!!

E tudo começou assim ...


Rancho da Papuda, figura exótica e temida no antigo arraial do Curral Del Rey.

Em 1893, no espaço geográfico atualmente ocupado pelo município, haviam matas e um minúsculo arraial conhecido como Curral Del Rey, composto por algumas dezenas de casebres de pau-a-pique ou cobertos com zinco, uns poucos casarões ditos descentes, uma igreja matriz e duas capelas improvisadas. Um local de pouso para viajantes, oferecendo  poucos recursos.


Largo da matriz de N. S. da Boa Viagem.

Em 1893, o local foi construção da nova Capital de Minas Gerais, até então, Ouro Preto.
No dia 12 de dezembro de 1897, é inaugurada a cidade de Belo Horizonte, a nova Capital dos mineiros, ainda sem terem sido concluídas todas  as obras.


Solenidade de inauguração da cidade de Belo Horizonte.

Nas primeiras décadas o movimento da cidade era muito pequeno. Poucos habitantes e quase nenhum desenvolvimento. A rua mais movimentada era a rua da Bahia, totalmente elitizada.


Rua da Bahia na confluência com a avenida Afonso Pena.R

A partir dos anos 40 o progresso tomou conta da cidade. Cresce o comércio, chegam indústrias e com elas os trabalhadores que aumentam o número de habitantes e de bairros. O grande impulso na modernização da cidade foi dado pelo então prefeito Juscelino Kubstichek. A construção do complexo da Pampulha é um dos marcos de sua administração.


Lagoa da Pampulha, ainda sem poluição.

Nos anos 60 e 70 o progresso transforma a cidade ainda com ares de interior, em uma metrópole repleta de prédios, com um transito agitado e grande explosão demográfica.


Avenida Afonso Pena, área central de BH.

A partir da década de 90 a cidade passou a conviver com todos os dilemas comuns nas grandes metrópoles mundiais e sua população passou a buscar soluções que parecem cada vez mais distantes.


Vista atual da área central a partir da Serra do Curral.


Fonte de consulta: portal da pbh
Fotos: algumas copiadas da web portalsãofrancisco, pupilavirtual, museudantu,skyscrapercity.

9 comentários:

  1. Olá Anabela
    Parabéns para nossa querida capital tão linda.
    Excelente postagem.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pra nós!!!!
    Nossa menina tá crescendo muito depressa!!!
    bbjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida
    Gosto demais do povo mineiro e todo ano vou aí, quando for de novo,já tenho mais uma amiga pra visitar...
    Parabéns, BH e vcs daí, excelentes acolhedores que são!!!

    Amanhã vou colocar o link das postagens da Blogagem Coletiva Natal de novo no meu post diário... para que todos possam apreciar... têm novos participantes...
    Tenha excelente Domingo de paz e amor!!!
    Um super bj de fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Olá Anabela
    É incrível como a cidade cresceu tanto num período de tempo tão curto.
    Parabéns à cidade e a todos os seus habitantes.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  5. Aqui de longe vou conhecendo um pouco da história de Belo Horizonte.
    Cumps

    ResponderExcluir
  6. Belas fotografias...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  7. Oi, querida
    Fiz menção ao selinho que nos ofereceu em meu Blog de MIMO...
    Tenha uma semana abençoada e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  8. Amiga!!! Estou emocionada com este post, pois gosto muito de BH; lá passei o início da minha juventude. Fui com o desfio de conquistar um sonho, que era o de ser médica. Graças a Deus fui vitoriosa; então tenho lembranças maravilhosas desta cidade.
    Obrigada por compartilhar esta riqueza conosco, tá?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga! Eu te visitei e me esqueci de responder ao seu pedido; não sei colocar nome nas fotos; o filho é que faz isso pra mim...rsrsrs. Acho trabalhoso...rsrsrsrsrs.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!