segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Santa Luzia, padroeira de Santa Luzia



Hoje, em vários países católicos comemora-se o dia de Santa Luzia. Uma cristã da região atualmente conhecida como Itália, que viveu no século IV, tendo sido perseguida até a morte por assumir publicamente a sua fé.
Especialmente aqui em MG, temos uma cidade cujo o nome do lugar é o mesmo da santa padroeira: Santa Luzia! Distante 27 km de Belo Horizonte, tem suas origens ligadas à expansão bandeirante no século XVIII e à exploração do ouro nas margens do rio das Velhas, que banha a cidade e seus arredores.



Conta a tradição oral, que um pescador cego, ainda no século XVIII, encontrou na areia às margens do rio uma imagem de Santa Luzia e que ao segurá-la passou a enxergar. A história se espalhou e chegou a Portugal, onde um militar de nome Pacheco Ribeiro, que havia ficado cego, fez uma promessa para a santa tendo voltado a enxergar.
Cumprindo a promessa, ele veio morar no arraial de Santa Luzia com sua família e ali mandou construir uma igreja matriz para abrigar a imagem da santa. Um templo barroco, com obras de grandes artistas da época, inclusive de Ataíde, o melhor dos pintores.




 Pena que parte dessa suntuosidade no lado externo tenha se perdido com o tempo, mas o seu interior ainda é barroco.




A partir daí, o lugar tornou-se um centro de peregrinações, uma cidade santuário que atraiu gente de grande poder e prestígio no passado. Todos os anos é realizada a trezena e uma grande festa que em pleno século XXI ainda movimenta a cidade. 

Fontes de consulta:  http://www.arquediocesedebh.org.br/, http://www.wikipedia.org.br/ (inclusive fotos), tradição oral.
 
 

 

8 comentários:

  1. Olá Anabela
    Lindas fotos e informações valiosas.
    Santa Luzia não fica longe da minha cidade, Pedro Leopoldo.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá Anabela
    Santa Luzia é a padroeira da freguesia onde tenho as minhas raízes. Lá anteciparam a festa para Domingo, pois apesar de nas zonas rurais não trabalharem nos "dias santos de guarda", há organismos públicos que não se compadecem com tradições e assim a festa foi mais concorrida.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida
    Que S.Luzia interceda por vc e suas necessidades!!!
    Bjs de paz.

    ResponderExcluir
  4. Aqui, bem pertinho da minha cidade, numa que se cham aViana do Castelo, há o monte de stª Luzia, onde se fazem peregrinações e todos os anos há o dia da stª Luzia e faz-se lá uma grande festa ( infelizmente, não me lembro o dia, mas é no Verão). Como vês, somos países
    mesmo irmãos...as tradições daqui são praticamente as mesmas daí Um beijinho e obrigada pela partilha de conhecimentos que sempre encontro aqui
    Emília

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Obrigada pela visita tão simpática ao meu "cantinho".
    Como disse a Emília aqui pertinho temos o Monte de Santa Luzia com seu mosteiro.

    Obrigada por partilhares esta preciosa informação.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ia falar no monte de Santa Luzia, mas já alguém se lembrou de Viana do Castelo. Bonitas fotos.
    Cumps

    ResponderExcluir
  7. Ana Bela, boa tarde. Eu vim lhe convidar a visitar o meu blogue outra vez, e seguirmos juntos por eles.Estarei lhe esperando lá. O seu blogue é belissimo. Parabens.
    Felicidades, sempre.
    Abraços de verdade

    ResponderExcluir
  8. Conheci Santa Luzia em 1986, mas nunca mais voltei...
    É muito bom saber um pouco da história das cidades que visitamos. Obrigada pelas informações.
    Beijo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!