sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A magia do Kaquende

Fonte::  http://www.sabara.mg.gov.br/

No século XVIII, para facilitar o abastecimento de água nos centros urbanos, as câmaras municipais construíam chafarizes em locais onde haviam minas d'água. Em regra geral os escravos carregavam água para o consumo nas casas de seus senhores, as roupas eram lavadas nos chafarizes que tinha um espaço reservado para as lavadeiras e esse era um momento de convívio social entre as escravas e mulheres livres e pobres, que dividiam o mesmo espaço.  A água que escorria nas bicas dos chafarizes também matava a sede de animais, principalmente dos cavalos, que também tinham seu espaço demarcado. Os chafarizes tiveram um papel muito importante para aquela sociedade e seus descendentes, pois alguns até hoje estão em pleno uso.
É o caso do Chafariz do Kaquende, em Sabará, há 22 km  de Belo Horizonte. Eu já bebi daquela água potável várias vezes e talvez por isso goste tanto de ir Sabará. Tenho até pensado em me mudar para lá. só falta conseguir comprar uma daquelas casas bem antigas do centro histórico. Nem vou precisar de uma namoradeira para enfeitar minha janela, pois eu é que vou passar as horas vendo o tempo passar (rsrsrs). 
O kaquende foi construído em 1757 por João Duarte e José de Souza. Além de matar a sede de todos que por ali passam, esconde muitas histórias. Dizem que no século XVIII, nas noites de sexta-feira dele saía um diabo louco por saias, que atravessava as ruas e seguia para o Rio das Velhas, mergulhava nas águas e desaprecia. Mas ... se encontrasse uma dama ou donzela pelo caminho ... as tornava mães de lobisomens, vampiros e mulas-sem cabeça!
E não duvide da supertição que envolve  o kaquende. Quam bebe daquelas águas sempre volta a Sabará!
Há mais de dois séculos dali jorra água pura sem parar. Não há torneiras como em tantos outros. É água corrente, pura, cristalina, direto da fonte. Muita gente ali estancou a sua sede . Escravos, senhores, tropeiros, poetas, crianças, conspiradores, cobradores de impostos, militares, turistas, estudantes, políticos e assim vai ... Dizem que até Dom Pedro I que esteve em Sabará por duas vezes, ousou se permitir um gole . Afinal, são 253 anos de encantamento e magia jorrando sem parar!

6 comentários:

  1. Muita história se aprende aqui no teu blog, Anabela. Os chafarizes estão por toda a parte e aqui também temos muitos, pois era uma maneira de colocar a água mais perto das populações. Alguns são verdadeiras obras de arte. Espero que tudo corra bem neste fim de semana tão importante para os brasileiros e que continues com o teu trabalho aqui no blog, pois é muito interessante. Um beijinho e..voltarei!
    Emília

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anabela, vim agradecer a visita e achei seu blog muito agradável. Gostei do texto, sempre bom saber essas histórias.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Anabela que blog belo! rs

    Quantas histórias por aqui, hein!
    Vim para ficar.

    Grata pela sua visita.

    Aproveito para desejar-lhe um bom final de semana.

    Xeros!

    ResponderExcluir
  4. Não estou conseguindo seguir agora, mas volto!

    ResponderExcluir
  5. Isso aí dá uma dissertação ou até uma tese.

    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!