quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Quem conheceu Sinhá Olímpia?

Pessoal, tenho visitado vários blogs, só não estou conseguindo postar comentários, sempre dá erro de página. Portanto, parece que ando sumida, mas não é nada disso.  





 Só a conheço de nome, fotografias e pelos casos que se pode ouvir sobre sua pessoa nas palavras de antigos moradores de Ouro Preto, cidade onde andou pelas ruas em seus tempos de maior euroforia.
Olímpia angélica de Almeida Cotta, nasceu em 31 de agosto de 1889 no distrito de Santa Rita Durão, Mariana-MG, cidade vizinha a Ouro Preto. Teve 15 irmãos e seus pais eram fazendeiros abastados da região.
Com seu estilo despojado, colorido e sempre muito elegante de se vestir, era uma mulher alegre e divertida. Dizia-se noiva de dom Pedro II e tinha amigos imaginários, todos  eles personagens da história de Minas e já falecidos e sua época.
De fato, tinha problemas psicológicos que segundo contam, tiveram origem em paixão proibida pelo pai, que não permitiu o seu casamento com um rapaz que era pobre. Ela teria sido vitima de um feitiço da futura sogra, que em resposta à não permissão para o casamento enviou para ela uns abacates enfeitiçados que a fizeram perder a razão de viver serenamente.
O fato teria ocorrido em 1918, e a partir daí ela mudou seu jeito de viver. De deprimida e calada passou a agir como louca e andarilha. Foi morar em Ouro Preto e desfrutava de toda a movimentação da cidade, sendo bem aceita por todos. Contava e inventava histórias.
No seu visual não faltava um chapéu enfeitado com flores de papel colorido, um cajado, broches, e outros badulaques. Sempre com um cigarrinho na mão e a velha frase “ lá vai Ouro Preto embora, todos bebem e ninguém chora ...”.




4 comentários:

  1. Boa noite, Anabela
    Caso muito interessante. Nas cidades mineiras sempre aparecem pessoas assim, que acabam virando patrimônio da cidade. Muitas da mesma maneira que um dia, surgiram assim do nada, também desaparecem assim, como se evaporassem no ar.
    Muito curioso.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Quantos casos como esse devem existir...
    Feitiço ou não, algo fez a mudança da personalidade. Qual seria mais feliz ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Interessante história! Nunca ouvi falar dessa senhora, mas na minha aldeia, onde nasci também se contavam casos parecidos. Não acredito em bruxas, mas respeito quem acredita nelas e nos feitiços. Um beijinho e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderExcluir
  4. Oi Anabela. Já comentei, mas não sei o que aconteceu, pois desapareceu.Não conhecia essa história própriamente, mas outras semelhantes ouvia contar na aldeia onde nasci. Não acredito em feitiços, mas respeito quem acredita. Aliás, às vezes parece que andamos enfeitiçados, nada corre como queremos, mas penso que não é culpa das bruxas. Um beijinho e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!