quinta-feira, 30 de junho de 2011

Festival de História em Diamantina

Imagem de diamantina.mg.gov.br
Iniciativa inédita no Brasil, o Festival de História reunirá na bela e preservada paisagem cultural e natural da cidade, patrimônio mundial reconhecido pela UNESCO desde 1999, expoentes da literatura, do cinema e das artes com foco em temas históricos. Durante seis dias, de 07 a 12 de outubro de 2011, mesas-redondas e palestras com autores e jornalistas consagrados serão realizadas na Tenda dos Historiadores na Praça Doutor Prado, enquanto que o recém-inaugurado Teatro Santa Izabel abrigará as sessões de cinema, comentadas por diretores e atores convidados. No antigo mercado dos tropeiros, acontecerá o Proseando no Mercado, em que autores e historiadores convidados conversarão com o público sobre seus livros.
Segundo os organizadores e também editores da Revista de História da Biblioteca Nacional " o fHist tem como desafio maior ampliar o interesse da sociedade pela História, por meio da criação de espaços e da interação, em um mesmo momento, dos autores, editores, atores, produtores, diretores com o grande público.
Um festival das artes de fazer e de contar a História nas salas de aula, nos museus, nos livros, nas revistas, nas bibliotecas, no cinema, na televisão, no teatro, na música e na Internet."
E, além de estar divulgando aqui no blog, convido a todos os leitores e seguidores desse blog para participarem do festival. Eu? Claro!!! Não vou perder a oportunidade ...   

9 comentários:

  1. Menina! Gostaria muito de ir, mas temos outros planos (financeiramente falando) e não podemos nos desviar.

    espero que seja um sucesso, pois aí tem o 2º, 3º...

    Você vai contar tudinho pra gente né? rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Deve ser maravilhoso! Lindo isso!bjs,.chica

    ResponderExcluir
  3. Oi AnaBela, deve ser uma festa muito linda, mas pena nao poder ver de perto. Ficarei aguardado suas imagens, para que possa ver atraves dos teus olhos.
    Bjs e otimo findi semana.

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Eu ,do outro lado do Atlântico, espero ansiosamente pelas tuas fotos.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olá Anabela
    Espero que a festa seja um êxito. Fico a aguardar as fotos e a reportagem.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  6. Oi,Anabela!
    Fiquei muito contente com esta notícia! Realmente é uma iniciativa muito importante do ponto de vista cultural,artístico e turístico. E a bela Diamantina, com seu maravilhoso conjunto histórico,merece tudo de bom!
    Como eu gostaria de poder dar um pulinho até lá nesta época,minha amiga! Estamos planejando uma viagem às históricas cidades mineiras,já faz um bom tempo... Mas como a vida tem lá as suas curvas, ainda não conseguimos realizar este nosso sonho. Mas um dia a gente chega lá!

    Estou lendo esses dias o livro "Boa Ventura!",do autor Lucas Figueiredo,que fala sobre a corrida do ouro no Brasil. Um livro muito interessante e que conta também muitas estórias sobre a fundação das antigas cidades de Minas Gerais... Recomendadíssimo para aqueles que querem saber mais sobre a incrível história do nosso país.
    Beijo no teu coração mineiro!!!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  7. Como é importante essas iniciativas culturais! Amo participar desses momentos.
    Espero que seja um sucesso!
    Grande abraço e uma abençoada semana pra ti.

    ResponderExcluir
  8. Diamantina é uma cidade que tenho uma imensa vontade de conhecer , mais ainda do que Oro Preto...não sei porque...mas desde criança esta cidade me fascina
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  9. Aqui de muito longe só me resta desejar que seja um sucesso, porque a história é a alma de um povo.
    Abraço do Zé

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!