quarta-feira, 22 de junho de 2011

A terra de Minas


Hoje resolvi falar de uma coisa muito simples, no sentido literal da palavra, a terra de Minas, o solo no qual pisamos diariamente embora muitas vezes encoberto pelo concreto, pelo asfalto ou variadas calçadas. Solo que deu nome ao estado pela sua peculiaridade e ao mesmo tempo variedade mineral.
O mais simples e abundante para a economia da região, o minério de ferro, destaca-se por sua coloração avermelhada que costuma deixar bem encardido os pés desnudos daqueles que habitam as áreas onde sua presença é marcante. Dele o Brasil é o 2º produtor mundial e em Minas Gerais são retirados 71% do total  explorado no país.


As fotos desta postagem são do solo da Serra do Curral, na zona sul de Belo Horizonte, no perímetro urbano, mas não é impossível encontrá-lo em pleno centro da cidade. Basta retirar o asfalto! E assim, vamos convivendo com o minério de ferro e outros minerais por aqui abundantes.  

4 comentários:

  1. É interessante o que você escreveu acerca dessa terra. Por aqui o solo é de terra normal mas há dois anos fui à Ilha da Madeira e lá a terra é preta, talvez vulcânica; até a areia da praia no Funchal (a capital) é pretinha.
    Curiosidades da natureza...
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Tudo de Minas me encanta! Sou mineira de Capitólio, tenho familiares em Passos.
    Grande abraço e uma linda noite.

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Acho belas as terras com minérios.

    Quando fui a Marrocos e atravessei o Atlas vi-me perante uma beleza ímpar proporcionada pelas várias cores dos minérios.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!