terça-feira, 7 de junho de 2011

Festa de Nossa Senhora do Rosário no Serro

Hoje, recebi  email da Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal da Cidade do Serro/MG, relatando sobre uma das tradicionais festas religiosas do calendário católico aqui de Minas Gerais e, por seu valor e cultural e histórico acho válido divulgá-la aqui .


          De 1728 é o registro da criação da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e a marca da primeira festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos na Vila do Príncipe, hoje cidade de Serro.
A festa surgiu como possibilidade para o homem negro escravizado expressar sua cultura e celebrar a devoção a Nossa Senhora do Rosário.
Diz uma lenda histórica que em certa época Nossa Senhora apareceu nas águas do mar. Imediatamente vieram os Caboclos que dançaram, cantaram, tocaram seus instrumentos, mas ela não foi com eles. Vieram os Marujos que também dançaram e cantaram, mas ela não os seguiu. Vieram então os negros, os catopês, que dançaram, cantaram, tocaram seus instrumentos e atiraram seus mantos nas águas. Ela veio até eles. Por isso, é considerada a protetora dos negros.
         A festa, de cunho religioso e folclórico é promovida anualmente pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Associação dos Congados da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, no primeiro domingo do mês de julho, e as celebrações ficam a cargo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, sob a coordenação espiritual dos sacerdotes, que contam com o apoio da comunidade na preparação de todo ato litúrgico.
Neste ano de 2.011, a novena terá início no dia 24 de junho, com a Santa Missa às 19h30, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, incluindo mastro, procissão e os grupos de danças do tradicional folclore serrano.
Um dos rituais mais expressivos da festa é a matina, às cinco horas da manhã do sábado, dia 02 de julho, que antecede a festa. Além da presença do Padre, fiéis, Irmãos do Rosário e devotos se reúnem na porta da Igreja do Rosário. Por três vezes, há o repique de sinos e toque da Caixa de Assobios. Neste instante, as portas da Igreja são abertas, as luzes se acendem e acontece a entrada solene dos fiéis. É o momento em que Nossa Senhora do Rosário oferece sua permissão à festa.
Com pífaros e caixas de couro, representando no som o gemido dos negros no cativeiro, a Caixa de Assobios percorre a cidade, para a visita às casas dos festeiros, acompanhada da Irmandade, os fiéis e o povo em geral.
Ao meio dia, tem o repique dos sinos da Igreja e fogos.
À noite do sábado, após a celebração da Santa Missa, os Irmãos do Rosário, dançantes e os fiéis, seguem até à casa do Mordomo, onde buscam a bandeira, que é levada ate à Igreja do Rosário. Após bênção, esta é erguida em meio a grande festa, com repique de sinos e o espocar de fogos de artifício.
No sétimo dia da novena, inicia-se também o tríduo da grande festa.
Na quinta-feira, a Cruz da Irmandade é conduzida pelo 1º Juiz, acompanhada dos demais festeiros, fiéis e dançantes, que se dirigem à Igreja do Rosário para a Missa, com a participação especial dos Marujos.
Na sexta-feira, a Cruz é conduzida pelo 2º Juiz, seguindo o mesmo ritual, com a participação especial dos Caboclos.
No sábado, quem conduz a Cruz é o rei, prosseguindo da mesma forma e participação especial dos Catopês.
         A festa é realizada com dois juízes, duas juízas, rei e rainha, que se encarregam de fazer cumprir o compromisso da Irmandade e a organização da mesma.
         No domingo, 03 de julho, grande data. Às 06 horas, fogos anunciam a saída do 1º juiz, acompanhado por Catopês e Caixa de Assobios, para a casa da 1ª juíza, que o espera em um trono com quatro mucamas. Eles permanecem ali onde são homenageados pelos Catopês que cantam a Ave-Maria. Dali vão aos demais juízes, rei e rainha, com repetição das cerimônias.
         O cortejo recebe Marujos e Caboclos ao longo do caminho que leva à Igreja.
Após danças e Missa festiva, o reinado segue para o almoço.
O 1º juiz recepciona os Caboclos; 2º juiz, os Marujos; o reinado e os Catopés almoçam com o rei.
À noite, o jantar é oferecido pela 1ª juíza, 2ª juíza e rainha, seguindo o mesmo ritual.
A alegria é total, com a confraternização dos festeiros em volta às fartas mesas de comidas típicas do Serro e variados doces.
Às 16 horas acontece a Missa dos Romeiros.
Às 17 horas, coroação de Nossa Senhora do Rosário e a lenda, representada pelos dançantes. Em seguida, a procissão conduzindo a milagrosa Imagem pelas ruas de nossa cidade, retornando à Igreja, para a bênção do Santíssimo Sacramento e posse dos novos festeiros.
E a festa prossegue até o dia seguinte, ou seja, na segunda-feira, 04 de julho, com a formação do segundo reinado. Ao meio dia, cetro e coroa são entregues aos festeiros do ano seguinte, o que, de certa forma, lhes dá o devido poder, o qual carregarão até a próxima festa.
À noite, após a Santa Missa, os dançantes se despedem, reverenciando a Virgem Maria.
O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Serro e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
Festa do Rosário é o povo rendendo graças, é magia das danças, é som dos instrumentos e brilho das cores.
A Festa do Rosário é para ser vivida em todos os seus detalhes, pois uma atitude de simples expectativa não nos levaria jamais ao sentido profundo de toda a beleza dos rituais próprios, o que é capaz de nos levar às lágrimas, devido à originalidade de expressões e grandeza de sentimentos.

Texto: Sônia Nunes Mesquita

6 comentários:

  1. Ola,Anabela.
    Que maravilha,amiga,sinto falta dessa religiosidade do nosso Pais.Aqui com 98% de hindus,nao vemos manifestaçoes catolicas,embora tenha igrejas belissimas.Mas no Brasil e uma coisa maravilhosa participar de um ritual assim,renovando nossa fe.Adorei o post.Uma semana iluminada para voce.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  2. As festas e romarias são um tema que muito me interessa, tenho pena de ser tão longe e eu não possa assistir a essa pois parece ser muito interessante e com muita devoção por parte do povo.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Olá menina
    Já tive a oportunidade de ver essa festa e a de Milho verde também. São lidas, realmente vale a pena.
    Bjux

    ResponderExcluir
  4. Essas tradições devem ser divulgadas para conhecimento de um povo e para que não se perca com o tempo...Amo participar de festas religiosas e folclóricas.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Sinto falta dessas manifestações aqui na minha cidade pois só temos a Folia de Reis. Cidade jovem, moderna, vai perdendo suas raízes...

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Anabela,como são bonitas essas festas folcloricas!Um texto muito interessante sobre a história de Nossa Senhora do Rosario.Adorei te visitar!Bjs,

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!