quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CHUVA: necessidade ou castigo?


Céu escuro, vento, barulho de trovões. Raios ... Mais um temporal ameaça cair. São as "chuvas de verão" que também podem vir mansinhas, hibernadas e causando lentos transtornos.
A chuva é uma necessidade natural no meio ambiente. Homens, animais e plantas dependem dela para sobreviver. A lavoura agradece ao solo molhado, mas se encharcado ela agoniza. Os animais agradecem pelo mato verdinho, pela água farta para beberem e se deleitarem em banhos, mas se for grande a vasão eles se afogam. O homem usufrui dos frutos gerados pela fauna e flora, pela umidade no ar que respira, pela abundância de nascentes que trazem o seu lazer e sustento, mas se a chuva  destroí o seu espaço de sobrevivência, ele passa necessidades.
A chuva harmoniza a vida! O grande problema é que o homem com seu extinto egocêntrico mexeu demais no espaço natural e não considerou que estava limitando o espaço necessário aos ciclos  naturais de circulação da água no planeta. Passeios, asfalto, concreto por todo lado. Lixo nos córregos e rios ... E assim a natureza que não comporta limites aos seus ciclos, acaba passando por cima na forma de enchentes que arrasam cidades, vilas, ruas ...
É preciso deixar de apontar a chuva como um castigo e enxergá-lo como um fator natural e necessário à vida, assumindo que o ser humano é quem invade o espaço das águas a ser percorrido encosta abaixo, rumo aos cursos d'água. 

17 comentários:

  1. Comentamos isso mesmo agora mesmo aqui em casa, filho mais velho falou exatamente isso, devemos parar de culpar as chuvas por toda catástrofe que está acontecendo, o homem não mede consequencias, e cada vez mais faz com que a natureza se descontrole...e a tristeza acontece.
    beijinhos
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  2. OLÁ ANABELA

    SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

    NA OPORTUNIDADE ESTOU CONVIDANDO PARA QUE CONHEÇA MEU BLOG DE HUMOR:

    "HUMOR EM TEXTO".

    A CRONICA DESTA SEMANA É :

    "AH, MULHERES DE SAIA".

    VENHA CONFERIR E COMENTAR!

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  3. oi!!!!!

    Chuva, castigo, nunca!!!
    O homem é um castigo pro planeta!!!

    Filosofias a parte, ainda bem que parou de chover aqui em BH que eu não aguentava mais tanta água!!!!rsrsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Anabela
    Belo post. Alguém em sã consciência pode afirmar que chuvas são um castigo?
    O homem e somente ele é o maior responsável pelas tragédias.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. ... e então, a chuva, antes uma benção, torna-se um castigo para o homem...
    -concordo!

    ResponderExcluir
  6. Olá

    A chuva é uma dádiva...o homem ao destruir/tranformar a natureza provoca as calamidades.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Anabela,
    Vou acabar demitindo S.Pedro por justa causa, pois ele está exagerando!
    Bjkas e uma ótima noite para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Anabela

    A chuva é muito essencial, para além de um fenómeno da natureza mãe. A verdade é que sem ela não seria possível vivermos.
    Seus post's são sempre interessantes pela diversidade dos temas. Adoro

    Beijos

    Alvaro

    ResponderExcluir
  9. Quando fiz minha postagem para a Teia Ambiental, no dia 7, e escolhi o tema Enchentes, não podia imaginar o que estaria vindo por aí...

    Sei que existe o lado da Natureza, quando ela mostra sua face dura, impiedosa, mas acredito que uma grande parte da responsabilidade sobre essas catástrofes, vem mesmo é do ser humano.

    Só nos resta esperar que as lições sejam aprendidas...

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Ana,
    num é que vc tem razão!!!
    Mas já to dentro!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi anjinha Anabela, você não quis me seguir???? Não gostou do meu blog???? Vamos ser amigas????Estou te aguardando.Já coloquei o selinho que me deu na minha galeria... BJks. Bela.
    www.anjinhasdegloss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. A chuva é uma necessidade. A forma desordenada que o ser humano fez crescer seu meio ambiente, destruído a natureza é a catástrofe. Prefiro não dizer CASTIGO, é sim uma conseqüência dos nosso atos.

    Amiga, tem presentinho para vc no endereço abaixo:

    http://quemmoradentrodemim.blogspot.com/2011/01/selinho-este-blog-e-recomendadissimo.html

    Beijos da Kekel

    ResponderExcluir
  13. Oi,Anabela!
    A natureza tem suas leis definidas e o seu ponto de equilíbrio. Infelizmente, a estória da humanidade ultimamente, caminha junto com as agressões ao equilíbrio natural do nosso planeta. Podemos dizer que desde a famosa "revolução industrial", a natureza vem enfrentando muitas condições desfavoráveis. A grande emissão de gás carbônico na atmosfera, por si só, já vem alterando de forma dramática o clima de nosso planeta, conduzindo-nos ao efeito estufa e suas terríveis consequ~encias,e ao chamado "aquecimento global". Impossível sabermos exatamente aonde essas graves alterações atmosféricas irão nos levar.
    E junte tudo isso com o desmatamento cruel e impiedoso das nossas matas, e mais à imensa quantidade de agentes poluidores das nossas águas doces e salgadas... Infelizmente, esta dramática receita só vai nos trazer problemas e dor.
    No momento, aqui no nosso estado do Rio de Janeiro, estamos todos chocados e inconformados com a destruição terrível causada pelas águas... Muitas pessoas perderam as suas vidas, e uma grande quantidade de gente perdeu as suas moradias... Um bairro iteiro está totalmente destruído... Cidades arrasadas pela incrível força das águas... Estamos todos de luto e tentando não perder a esperança... O clima é de desolação e destruição. Muito triste mesmo.
    Sabemos que essas chuvas incomuns podem ser relacionadas com as alterações climáticas do nosso planeta... E que a ocupação desordenada urbana agrava ainda mais a situação... Mas diante desse quadro tão dramático, nos resta a certeza de que a humanidade precisa aprender com seus teríveis erros e refletir sobre o caminho que estamos trilhando.
    Meu abraço grande pra você!
    Teresa
    ( do blog "Se essa lua fosse minha" )

    ResponderExcluir
  14. oi,Anabela
    Que tal começar com a inspiração e seu bom gosto,tenho certeza que os dons artisticos aparecerão de acordo com a alegria que te contagia na hora de fazer.Mãos a obra,menina!Bjs

    ResponderExcluir
  15. É isso mesmo Anabela! Passamos a vida a roubar espaço à natureza; construções nas encostas, rios canalizados e desviados, lixo jogado para os seus leitos; tudo fica lindo, segundo o ser humano; mansões nas encostas das belas florestas do Rio são uma maravilha; cortam-se as árvores e constroi-se hotéis de luxo, casas e restaurantes; um dia a natureza vem reclamar o que é dela e depois acontece o que sempre estamos a ver. Pode ser que o homem comece a aprender, mas...não sei!!!! Um beijinho e parabéns pelo tema...muito oportuno
    Emília

    ResponderExcluir
  16. Anabela
    A chuva é uma necessidade natural. Quanto já não vimos de pessoas do sertão fazendo a dança da chuva por não suportar mais a seca?
    Mas ela pode sim ser um castigo, por tudo que está sendo feito (ou deixado de fazer, como as prevenções).
    Acho que precisa a concientização de todos: políticos com coragem para dizer não quando autorizam construção em zonas de perigo; prevenção para que não cheguem a acontecer essas tragédias, a população não jogando nem um simples papel de bala nas ruas,pois acabam nos bueiros; enfim, atitudes que possam evitar esse caos.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Anabela,
    sou sua seguidora e gosto muito do seu blog, e aproveito para comentar sobre as chuvas (verdadeiras calamidades.Aqui na minha cidade, em Minas, tivemos apenas um dia com uma pequena enchente nos quintais,sem grandes problemas.Acredito que se antes de construir fosse feito um estudo detalhado do terreno,quem sabe algo podia ser evitado?Abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!