sábado, 11 de setembro de 2010

Festa de N. S. do Rosário: uma tradição de três séculos em Minas Gerais

O padroeiro da igreja é São Geraldo, mas a festa é para N. S. do Rosário. 
Explicar as origens dessa manifestação religiosa é complicado. Em minas Gerais são muitos os lugares onde a festa é realizada, variando de data e até mesmo os rituais. Com a expansão das igrejas evangélicas o número de fiéis diminuiu um pouco, mas a tradição ainda é mantida.
De concreto podemos dizer que essa festividade  acontece desde o século XVIII, tendo sido mantida pelos descendentes de africanos, embora hoje toda a comunidade local participe de alguma forma.
Se você perguntar em Ouro Preto sobre a origem dessa festa, explicarão que ela foi organizada pelo famoso escravo Chico Rei e que seria uma forma de seus súditos o homenagearem, pois ele era rei na África antes de ser escravizado aqui. conseguiu sua alforria e teria através da mineração conseguido fundos para comprar a liberdade de seus súditos.
Já em Sabará e em outras localidades, contariam a história de que Nossa Senhora teria livrado os africanos que estavam no mar da morte por afogamento. E a festa era para relembrar o fato e agradecer.
Alguns estudiosos arriscam o palpite de que os rituais eram uma forma dos africanos imitarem a vida dos senhores da corte portuguesa, mesmo que fosse por apenas algumas horas.
Como não sou especialista no assunto, quero apenas mostrar aqui algumas imagens que no último domingo, tive a sorte de registrar ao encontrar de surpresa, no meio do caminho, uma festa do rosário ou de congado, como é mais conhecida aqui.

Aos poucos os grupos de congado vão chegando e se concentrando na praça da igreja.

Organizados em filas eles desfilam cantando, rezando e dançando pelas ruas. na frente segue a porta-bandeira e o capitão, e por último o rei e a rainha.


Quando encontram um mastro, um oratório ou de frente a casa de algum dos festeiros ( que irão fornecer o grande banquete) eles param, pedem licença e cantam, dançam e  rezam.


Faz parte do ritual, cantar e dançar perante a imagem de N.S. do Rosário.


Após um dia de cantoria e dança, eles participam de um banquete oferecido pelos festeiros do lugar. Logo após, participam de uma missa conga , quer dizer missa acompanhada pelos cantos e danças de grupos de congados. 








4 comentários:

  1. É bom conhecer as tradições de um país e suas origens. Aqui também há manifestações de fé a Nª Srª do Rosário um pouco por toda a parte. Um beijinho, amiga e continua mostrando as tradições desse estado tão bonito.
    Emília

    ResponderExcluir
  2. Belas tradições de uma cultura de um povo muito bem retratadas no seu post...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  3. Fernando!
    Obrigada por estar me seguindo e por ter apreciado meu post. Volte sempre!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!