terça-feira, 21 de setembro de 2010

Festa do Bom Jesus, cidade de Matozinhos-MG, 2010.

Santuário do Bom Jesus
Ainda no século XVIII, um grupo de bandeirantes liderados por Dom Rodrigo Castelo Branco, chegou ao local onde hoje temos a cidade de Matozinhos, distante 47 km de Belo Horizonte. Ali teriam construído um arraial, como tantos outros erguidos por bandeirantes naquele tempo. Como não encontraram riquezas minerais, dali partiram e tempos depois nos escombros das construções que serviram-lhes de morada, foi encontrada uma imagem do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, bastante venerado em Portugal.
Foi construído no local onde a imagem teria sido encontrada, uma igrejinha barroca,  a mando de Inácio Pires de Miranda, em 1774, tendo sido demolida em 1920 para dar lugar a um santuário no estilo renascentista italiano.
Altar-mor do Bom Jesus (ritual: passar aos pés da imagem e beijar a fita).

A imagem que deu nome ao lugar, atrai muitos peregrinos na primeira quinzena de setembro, quando realiza-se o jubileu que tem atualmente como ponto auge uma procissão motorizada, com temas bíblicos encenados nas carrocerias dos caminhões, fanfarras, fogos e os devotos a assistirem sem poder acompanhar o cortejo antes da passagem do último caminhão, que trás a imagem do Bom Jesus.

Procissão:  comissão de frente .

Multiplicação dos peixes.

Domingo de Ramos.

A última ceia.

Esses derão um show de disciplina e afinação!

Crucificação.


Imagem do Senhor Bom Jesus.


 O lado profano da festa ...

 
Milhares de pessoas se dedicam a vender e comprar objetos religiosos e principalmente profanos. Muitos sequer passam pela porta de igreja. Fé e dinheiro dividem o mesmo espaço ...


Observem que a grade que cerca o santuário  é usada como suporte para exposição de mercadorias a venda. 


Enquanto isso na cidade vizinha ...




Na pequena Capim Branco, a menos de 10 km do local do jubileu, muitos romeiros aproveitam um comércio menos tumultuado, principalmente para a compra de "alho", produto típico do lugar.
Nesse dia a pequena igreja de N.S. da Conceição é cercada por barracas e bares com muita cerveja e pagode. É o point dos mais jovens e dos que preferem 100% o lado profano da festa!







4 comentários:

Tudo em Caixas disse...

Oi Anabela,

Vim agradecer sua visita, venha sempre, adoramos!!!!
Um beijão!

Maria Célia disse...

Oi Anabela
Sou vizinha de Matozinhos, sou de Pedro Leopoldo.
Gostei muito do seu blog, bacana.
bjo

Blog da Anabela Jardim disse...

Oi Maria Célia!
Que bom ter você aqui e no blog e tão pertinho de BH.

Tina disse...

Olá!!!
Vim te conhecer!!!
Que delicia de blog!!!!
Minas é o máximo! não é?
Embora não tenha nascido em Minas, sou ,mineira, mineira, mineira, e brigo aqui em casa quando dizem que não sou rsrsrsrsrs
Amo Minas Gerais, e vendo aqui pedacinhos dela que não conheço, histórias que não tinha ainda ouvido, fico ainda mais encantada com este pedaço de Brasil
Venha conhecer "MEU CANTINHO NA ROÇA", onde vivo, por entre as montanhas do sul desta Minas querida.
beijinho
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)
http://meucantinhonaroa.blogspot.com/