quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Queijo, patrimônio cultural do povo mineiro!




O Queijo Minas é conhecido nacionalmente pela sua qualidade. Segundo estudiosos, a produção do queijo canastra iniciou-se por volta de 1820, na Serra da Canastra, em função do comércio dos tropeiros que passavam por ali e levavam mercadorias de São Paulo para a região minerada. Já o queijo do serro, começou a ser produzido na região de exploração do diamante no século XVIII, mais precisamente no local onde hoje temos a cidade do Serro, espalhando-se por localidades vizinhas.
Grande parte da produção ainda é artesanal e realizada por pequenos proprietários rurais. Para incentivar a continuidade dessa prática, o IEPHA, Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Histórico, reconheceu o queijo mineiro como "patrimônio cultural do povo mineiro", passado de geração a geração como fonte de renda e hoje também como parte do turismo gastronômico.
 Huuuum! É mesmo uma delícia o nosso queijo! Quantas receitas criadas nas cozinhas das fazendas utilizando-se dos velhos fornos de cupim ou barreados, e nos calorosos fogões a lenha. Lembro-me aqui do gostinho do pão de queijo, do Romeu e Julieta, das broas de fubá com pedaços de queijo na massa e tantos outros que prefiro nem citar por saber que muitos ficarão com água na boca. 

2 comentários:

  1. Olá Anabela! Adorei conhecer o seu blog, tantos postes interessantes! Vou tentar ser assídua nos comentários, porque aqui a conexão não é das melhores... Lindas fotos do Ipê e do Belo Vale, estou encantada! Quanto ao queijo é louvável o título tudo que tem queijo fica mais saboroso! E sempre associamos um bom queijo ao Estado de Minas Gerais!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!