segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santo Antonio de Roça Grande: 300 anos de história e devoção!

PARTE I
Vista do Rio das Velhas  em Roça Grande

Milhares de pessoas das diversas regiões de Minas Gerais chegam anualmente a Roça Grande, um bairro do município de Sabará às margens do Rio das Velhas e da rodovia MG-5 , para cumprir promessas e agradecer as graças recebidas pela intercessão de Santo Antonio.


Capela de Santo Antonio de Roça Grande.

A devoção ao Santo existe no local desde a chegada dos bandeirantes entre o fim do século XVII e início do século XVIII. Segundo estudiosos, o baiano Matias Cardoso de Albuquerque plantou uma roça para esperar a bandeira de Fernão Dias, o caçador de esmeraldas. Pratica muito comum naquele tempo em que a região era desabitada. Como alguns aventureiros fixaram-se no lugar para explorar o ouro recém descoberto nas proximidades, ali ergueram uma capela em louvor a Santo Antonio de Pádua, devoção herdada dos colonizadores portugueses. Com o tempo o arraial ficou conhecido como Arraial de Santo Antonio do Bom Retiro de Roça Grande ...
Mas foi no início do século XX que o fervor religioso em torno de Santo Antonio de Roça Grande se propagou. De acordo com a tradição oral, um lenhador encontrou uma imagem de Santo Antonio de Pádua sobre uma pedra no alto de um dos morros que circulam Roça Grande. Devido ao valor religioso, a arquidiocese ordenou que ela ficasse em altar no Santuário da cidade de Santa Luzia. Para o espanto de todos a imagem de lá desapareceu, sendo encontrada no dia seguinte em cima da pedra onde fora achada pelo lenhador. Isso teria acontecido sob a vigilância de guardas que disseram não terem visto a imagem ser levada do lugar.

Imagem de Santo Antonio achada pelo lenhador, exposta no interior da Capela.

Na disputa pela posse da imagem o povo de Santa Luzia veio a Roça Grande buscá-la e para a surpresa de todos, a ponte sobre o Rio das Velhas caiu, impedindo a transferencia do Santo.
O fato foi entendido como milagre e a imagem levada para a capela de Roça Grande onde permanece até hoje sob a pedra que os devotos acabaram também levando para lá.
A notícia do milagre se espalhou e até hoje o pequeno povoado recebe milhares de devotos, principalmente durante os dias que antecedem e no que se comemora   o dia de Santo Antonio.


Banner artesanal exposto no interior do Santuário.


CONTINUA  AMANHÃ...  leia também :

http://anabelanacasadavovo.blogspot.com/2011/06/festa-para-santo-antonio.html

8 comentários:

  1. Olá Anabela
    Ainda não conheço, mas pretendo principalmente em dia de festa.
    Bjux

    ResponderExcluir
  2. Oi Anabela, engraçado como essas lendas religiosas são todas tão parecidas...e o povo ainda acredita...Adoro as festas juninas, mais pela cultura e menos pela religiosidade...adoro as comidas típicas, as quadrilhas bandeirinhas...isso tudo me lembra a infância, abraço,

    ResponderExcluir
  3. Ontem foi dia de Santo Antonio e não fiz nenhuma simpatia hehehe Que pena!!!!!!!!!!!!!!!!

    Sei que estou sumidaça, mas hj pela manhã vi um selinho que ganhei de uma garotinha de dez anos e me animei toda hehe......fiz um post e indiquei vc para ganhar o selo tb tá?
    O endereço é:
    http://quemmoradentrodemim.blogspot.com/2011/06/selinho-saudades-tentando-novamente.html

    beijuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita,e comentário.
    Gosto muito das tradições.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu não sabia da origem eu respeito muito quem acredita e acho incrivel essas histórias prende muito atenção da gente ,gostei das fotos tb muito bacana
    Estamos te seguindo abraço

    ResponderExcluir
  6. tem gente que so sabe reclamar que vida estar ruim se tivesse mais fe nao ocupava tanto os ouvido e tempo das pessoas quando eu estou asim recorro quem pode me ajudar que e santo antonio obrigada e amem

    ResponderExcluir
  7. anabela legal achei interesante

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!