sábado, 4 de junho de 2011

O que é a Estrada Real?



A Estrada Real foi criada pela Coroa portuguesa no século XVII com a intenção de fiscalizar a circulação das riquezas e mercadorias que transitavam entre Minas Gerais - ouro e diamante - e o litoral do Rio de Janeiro - capital da colônia por onde saíam os navios para Portugal.
A grande movimentação e importância da Estrada Real fizeram nascer ao longo dos seus 1.200 km, inúmeras vilas, povoados e cidades.
Atualmente a Estrada Real é formada por 177 municípios, sendo 162 em Minas Gerais, oito no Rio de Janeiro e sete em São Paulo.
Nasceu da união de três caminhos surgidos em momentos diferentes:
1- O Caminho Velho, trecho mais antigo de todo o trajeto. liga Paraty a Ouro Preto, nasceu por volta do século XVII, fruto das andanças bandeirantes que em busca de riquezas em Minas Gerais, partiam de São Paulo até atingir a Serra da Mantiqueira.
2- O Caminho Novo, ligando o Rio de Janeiro a Ouro Preto. O trecho foi construído a pedido da Coroa por volta de 1700 para encurtar a distância entre Minas e o litoral do Rio e aumentar a fiscalização do trânsito de riquezas.
3- A Rota dos Diamantes, de Ouro Preto a Diamantina, construída no século XVIII para atender às necessidades da Coroa de se ter um caminho que possibilitasse um rápido escoamento dos diamantes até a metrópole.
A Rota dos Diamantes é o trecho que mais conserva o aspecto, o sabor e as tradições do interior de Minas, já que o progresso pouco andou por lá.

Leia mais em: brasilviagem


Trecho original da Estrada Real em Diamantina.

Aspecto do calçamento restaurado na Estrada Real em Diamantina. 

5 comentários:

  1. oi, ana, passei por aqui tambem, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. OIi AnaBela, obrigada pelo incentivo e pela visita, nao conheço seu estado, apesar de ser vizinha dele, mas ja tenho projeto para o proximo ano.
    Otimo domingo pra voce
    Alice

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem, Anabela, pois a atual Estrada Real é importantíssima para o turismo. Aqui em S. Lourenço, por onde ela passa, contamos sempre para os turistas a história dessa estrada e uma artesã do Caminho do Artesanato faz uns mapas excelentes desse charmoso percurso.

    Parabéns pela divulgação da Estrada Real !

    Beijo
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Anabela.
    Este nosso Brasil é cheio de belezas, desconhecidas da maioris de seu povo.
    Muito bonita postagem.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  5. Ô amiga! voce nem imagina a vontade que tenho de passar por estes caminhos!
    Quem sabe um dia, né?...espero em Deus que sim...
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)
    Fui na casa da vovó, bati, bati, e ela não estava em casa, onde ela foi?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!