quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Na terra de Luzia


Minas Gerais abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos da América. A região de Lagoa Santa e minicipios vizinhos , distantes entre 50  a 100 km da capital mineira, possui um enorme acervo de grutas onde desde o século XIX são foram inúmeros fósseis de seres humanos e animais pré-históricos,além de artefatos.
O cientista dinamarquês Peter Lund,  viveu na região durante boa parte do século XIX e iniciou o trabalho de escavações que hoje é coordenado pela Universidade Federal. Lund descobriu vários fósseis, dentre eles o de uma preguiça gigante, cuja réplica se encontra em exposição no anexo da Gruta da Lapinha.


Faz parte do acervo paleontológico situado na região da Lapinha o Museu arqueológico da Lapinha, com exposição permanente de fósseis  humanos de idade entre 10 e 12 mil anos, artefatos construídos por esses homens e fósseis animais com idades variadas.


Nessa região foi encontrado nos anos 70 do século XX, um crânio feminino com idade de 12 mil anos. Batizado pelos cientistas com o nome de Luzia, ele foi reconstituído por um sistema computadorizado na Inglaterra, e concluiu-se que essa mulher que habitou a região há 12 mil anos era negróide.



Machadinhas pré-históricas.

5 comentários:

  1. Muito interessante este post. Os blogs devem servir para isto: transmitir conhecimentos. Sabes uma coisa? Aqui bem perto de mim, a uns 30 minutos existe uma cidade, Matosinhos, onde todos os anos`há uma festa ao Sr. do mesmo nome. A única diferênça é que o nosso se escreve com S. Interessante, não? Beijinhos e até breve.
    Emília

    ResponderExcluir
  2. Esqueci-me de dizer que em Braga, cidade tb pertinho de mim ( em Portugal tudo é perto, pois é pequeno) existe um monte com uma escadaria enorme e com um grande Santuário, chamado o BOM JESUS. Aqui se fazem peregrinações o ano tudo e no Verão as pessoas vão para lá passear por causa da frescura, dos restaurantes, parques e lagos que lá existem. Beijinhos
    Emília

    ResponderExcluir
  3. Emília!
    O culto ao Bom Jesus veio com os portugueses na época da colonização. inclusive o nome da cidade do meu post deriva do nome da imagem que foi encontrada lá e que teria vindo de Portugal: Bom Jesus de Matozinhos.

    ResponderExcluir
  4. Estive com meu marido e meus filhos na Gruta da Lapinha, em 1986, e foi uma experiência impressionante !
    Aproveitamos para conhecer o Mosteiro de Macaúbas.
    Foi minha primeira viagem às cidades históricas de Minas, e fiquei encantada.

    Ô estado bonito !!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. A gruta do lapinha ja está fechada pra uma troca de iluminação a quase um ano e pelo que conversei e pude reparar com os funcionários do parque essa troca de iluminação parece que não acontecerá tão cedo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!