domingo, 8 de janeiro de 2017

Estrada Real

 Estrada Real - trecho Diamantina- pavimentação com pedras feito por escravos.

 Estrada Real - trecho Diamantina - nos trechos acidentados para evitar deslizamentos e facilitar o escoamento da água de chuva, contruiam  escadas reforçadas com pedras.

Os caminhos do ouro, atual  Estrada Real, foram abertos nos séculos XVII-XVIII para facilitar a circulação das riquezas minerais e mercadorias que transitavam entre Minas Gerais  e o litoral do Rio de Janeiro, de onde partiam para Portugal os navios carregados de ouro e por onde entravam todos os bens materiais importados pelos ricos mineradores. 

A grande movimentação na estrada fez nascer ao longo do seu percurso inúmeras vilas, povoados e cidades. Atualmente  162 municípios  em Minas Gerais, 8 no Rio de Janeiro e 7 em São Paulo que compoem o trajeto turístico que nasceu da união de três caminhos surgidos em momentos diferentes.

O Caminho Velho foi aberto pelos  bandeirantes que em busca de riquezas em Minas Gerais, partiam de São Paulo até atingir a Serra da Mantiqueira, hoje  é o trecho mais antigo e liga Paraty a Ouro Preto. 

O Caminho Novo, do Rio de Janeiro a Ouro Preto, foi construído a pedido da Coroa por volta de 1700, não só para encurtar a distância entre Minas e o litoral do Rio, mas principalmente para facilitar a fiscalização do trânsito de riquezas . 

A Rota dos Diamantes, de Ouro Preto a Diamantina, foi construída no século XVIII para atender às necessidades da Coroa de se ter um caminho que possibilitasse um rápido escoamento dos diamantes até a metrópole. É o trecho que mais conserva o aspecto original e as tradições do interior de Minas, já que o progresso pouco andou por lá nas últimas décadas.

9 comentários:

  1. Oi Anabela
    Pelo menos restou uma rota da Estrada Real onde o progresso quase não deu as caras por lá.
    Tem um trecho de estrada que eu gosto muito é de São João Del Rey até Congonhas do Campo, uma graça, mas há pouco tempo fiquei sabendo que os bandidos têm aproveitado pra praticar assaltos, uma vez que ela é pouca movimentada.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A violência é uma pedra no nosso caminho e ficamos reféns nos privando de coisas importantes para o nosso lazer, enquanto os bandidos se divertem nos causando prejuízos diante de um Estado que não consegue inibir a criminalidade.Bjs

      Excluir
  2. Nossa, sempre tive vontade de fazer este caminho... Bem que você poderia fazer um roteiro pra gente e postar aqui...

    ResponderExcluir
  3. uma histório que não conhecia
    abraço

    ResponderExcluir
  4. História brasileira é algo que é bom saber. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  5. Nos meus tempos de estudante adorava História.
    Hoje continuo amando tudo que se lhe relacione, quer sejam romances históricos, filmes, ou simples textos.
    Por isso gostei muito desta postagem.

    Obrigada pela presença na minha "CASA", que espero se repita. Eu virei sempre que possível, e vou fazer-me sua seguidora.

    Desejo que tenhas um excelente 2017, pleno de felicidade.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  6. Muito boa postagem Ana, conheço algum trecho desta estrada e tem coisas belas naturais que enchem bem os olhos.Conheci o Museu do Tropeiro no município de Ipoema e pode-se experimentar a boa culinária mineira. Creio que é preciso ainda mais divulgação sobre a estrada que vem sendo adotada de condições de acomodações.
    Meu abraço amiga e prossiga soltando a voz nas estradas sobre nossa Minas tão Gerais.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!