domingo, 15 de julho de 2012

Parabéns Sabará 301 anos!

Ontem fui a Sabará. Até aqui nenhuma novidade... Mesmo porque tenho passado naquele centro histórico milhares de vezes desde os tempos que ali trabalhei. Acontece que a cada dia tenho um olhar diferente para aquela paisagem que aprendi a admirar. É certo que de monumentos históricos a cidade é bastante órfã se comparada a outras cidades oitocentistas, mas tudo e ali me encanta! tenho um carinho e um respeito enorme pelos seus bens materiais e imateriais, sobretudo pelos laços de amizade e companheirismo que encontrei desde que ainda recém formada tive minha mão-de-obra absorvida para atuar entre profissionais de grande competência no município.
Logo na rodovia fui surpreendida com os letreiros dos ônibus que passavam piscando alternadamente os dizeres " Parabéns Sabará 301 anos". Eu ainda não tinha me lembrado do aniversário da cidade, mas com certeza lembraria porque a data exata é 17 de julho. O letreiro, as barraquinhas e o grande palco na praça Melo Viana só veio a confirmar que festa sabarense começa antes e termina depois. Um dia vou contar aqui o quanto e como duravam desde o século XVIII...   
Hoje falo de uma cidade agitada, cheia de gente e carros por suas ruas estreitas. O dia esteve ensolarado e quente para um inverno entre montanhas, mas confesso que gostei por sentir o corpo mais animado e poder usar bastante energia nos olhares a observar todos os detalhes. Detalhes às vezes tristes como a coloração fétida do rio das Velhas no trecho do bairro de General Carneiro, onde suas águas recebem as águas do ribeirão Arrudas que corta boa parte da cidade de Belo Horizonte e leva consigo muita sujeira de origens variadas. 

O encontro do rio das Velhas com o ribeirão Arrudas.
O bastante poluído rio Sabará, que também deságua no rio das Velhas bem na entrada da cidade.
O córrego do Gaia e o Córrego do Pompéu com suas águas a cada dia mais minguadas e contaminadas. É incrível como a sujeira ainda reina nas águas que margeiam os morros povoados. Sim, Sabará cresce em população e edificações morro acima, pois a topografia não reservou ali espaços planos. Seja mansão, prédios ou casebres, no perímetro urbano são sempre construídos morro acima...
Para quem não conhece Sabará, o centro histórico reúne alguns monumentos que por sorte ou capricho de alguns proprietários sobreviveram ao tempo. Muito do que havia no século XVIII, foi demolido ainda no século XIX , quando os jornais locais já noticiavam o descaso dos moradores e do poder público para com as habitações, ruas, quintais, etc.
No compasso da modernidade da nova Capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, inaugurada em 1897, muitas mudanças ocorreram em Sabará e o que é pior, levaram à demolição ou mudanças arquitetônicas nos  monumentos, ainda não tombados pelo poder público, coisa que no Brasil somente a partir da década de 1930 é posta em prática e em suaves prestações... Cito como exemplo a demolição da igreja de Santa Rita na rua Dom Pedro II (antiga rua Direita) em 1937, pela prefeitura, para a construção de uma praça, a atual Praça Santa Rita. 

Foto de destinosabara, igreja de Santa Rita demolida em 1937.
Parei no centro histórico, saboreei o delicioso pastel da padaria Vila Real, tradição antiga e barata. Tirei algumas fotos e segui rumo ao alvo do dia, o bairro do Pompéu. E para não ficar por demais cansativa essa postagem, eu relato o meu olhar sob o Pompéu no próximo post.

7 comentários:

  1. Estamos desenvolvendo o projeto do hotel e- suites Ravena que inclusive passou hoje no viação Cipó do programa do Toledo. Sou suspeita pra falar pois a cidade e o distrito de Ravena possuem uma paisagem incrível e ruas que despertam o olhar da arquitetura. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu viajo junto com seus olhares e palavras. E nada me cansa, muito menos os pés. Obrigado.
    Abraço e boa semana, Anabela.
    Gilson.

    ResponderExcluir
  3. Fazia tempo que não passava aqui! tenha uma ótima semana! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Acho sabará linda! Minha primeira excursão escolar foi em Sabará (faz tanto tempo), mas tá ainda presente em minhas lembranças. Bjs

    ResponderExcluir
  5. e aposto que no seu proximo post vc vai contar que almoçou ora pro nobis.
    acertei ????

    ResponderExcluir
  6. Querida Ananbela!
    Fico contente em saber que estavas passeando por essas belas terras mineiras,aproveitando a beleza das paisagens de julho.
    Lembro que estivemos em Sabará já faz muito tempo, acho que ainda era adolescente, e recordo-me pouco da cidade,pois lembro que foi uma passagem muita rápida,pois estávamos indo para outro lugar. Imagino que já deve estar ainda bem mais diferente,com o avanço de tantas novidades, e que agora seja uma cidade bem mais agitada.
    Mas alegro-me em saber que ainda sobrevivem alguns monumentos,casas e sítios históricos... Pena que muitos já tenham sido perdidos no passado... Mas aqui no Rio, aconteceu isso também... Coisas dos seres humanos e suas estórias!
    Espero que você tenha aproveitado bem a viagem e obrigada por compartilhar um pouco de "Sabará" conosco...Adorei!
    Beijo grande pra ti!!!
    Teresa

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!