terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Restauração da Igreja de São José em Belo Horizonte



Ponto de referencia no centro da capital mineira, a Igreja de São José cuja a pedra fundamental data de 1902, foi erguida no topo de um morro hoje quase despercebido devido ao disfarce na forma de uma bela escadaria que estende do adro principal até o encontro coma avenida Afonso Pena.

Ah, se essa escada falasse! Quantas coisas iria contar? Orações, protestos, Carnaval, abrigo de pedintes e tudo mais que a avenida mãe pode sediar. Quem não tem algo para contar sobre o que viu quando passou pela igreja de São José? Quantos encontros marcados? E os atalhos no quarteirão percorrendo seus jardins? Há mais de cem anos é lugar privilegiado de religiosidade, cultura, manifestações e encontros na cidade de Belo Horizonte. É muita história...

O templo religioso, que hoje é também um monumento turístico, passa por uma reforma. A parte interna está  restaurada, enquanto a parte externa passa por um minucioso trabalho de recuperação da pintura original. Trabalho sem previsão do termino.  

Então, como passei lá pelos jardins da São José, quis registrar aqui o pouco do que vi do trabalho que está sendo feito.

A parte colorida é a pintura original recuperada. Há anos uma pintura de cor única encobria a arte original.

O projeto arquitetônico do templo foi elaborado por Edgard Nascentes Coelho, e as obras foram dirigidas pelo irmão redentorista holandês Gregório Mulders. A Igreja de São José adotou o plano basilical, o interior do templo possui iluminação moderada, proveniente da sequência de vitrais coloridos. Foi construída em estilo neomanuelino e considerada um dos mais notáveis monumentos construídos na capital.
A ornamentação pictórica da igreja foi executada pelo pintor alemão Guilherme Schumacher, entre 1911 e 1912. O forro da nave central, retrata a vida de São José. 


Teto da parte central da igreja,

A matriz tem 60 metros de comprimento e 19 de largura, construída com fortes influências holandesas. A decoração do interior abriga os capitéis das belas colunas no estilo coríntio, o grandioso presbitério e um órgão de tubos fabricado em 1927. 

Aspecto interno com o altar-mor ao fundo.

17 comentários:

  1. Que linda igreja, meu sonho é conhecer Belo Horizonte. Adorei seu blog.
    Tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Já há muito não vinha aqui ( desculpas !!!!! ) e por isso estive a pôr a leitura em dia. Gostei muito das cidades que aqui nos mostras; são muito arrumadas e bem conservadas. Aqui em Portugal o Sto António é muito venerado e aqui na cidade onde moro ele é o padroeiro. Em Junho há uma semana de festas a Ele dedicadas e chamam-se festas Antoninas;terminam no dia 13, porque é o dia dele; há missa e procissão. Obrigada pelas informações dadas sobre Minas e tudo de bom, amiga. Um beijinho
    Emília

    ResponderExcluir
  3. Olá, queria Anabela
    Apesar de ter ido algumas vezes a BH, nunca fui à Igreja e não deixarei de ir na próxima...
    Bjm fraternal

    ResponderExcluir
  4. Ei Anabela
    A Igreja São José está ficando uma belezura, por incrível que pareça nunca entrei nesta igreja, já passei tantas vezes na porta, é um absurdo, nunca ter achado uma horinha pra visitá-la.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. .

    Pronto,já sou uma flor
    nesse grande jardim.
    Gostei do seu blog por
    isso vou segui-lo. Siga
    o meu também, vai!

    Beijos,




    .

    ResponderExcluir
  6. O interior está belíssimo, e a parte externa ficando uma maravilha.
    Bjux

    ResponderExcluir
  7. Olá,querida Anabela!
    Que alegria retornar à este teu encantador cantinho e encontrar mais uma notável estória destas terras mineiras, cujas memórias são partes muito importantes da nossa herança brasileira. Adorei este belo post sobre a "igreja de São José", que além de ser uma casa de fé,é mais um belíssimo monumento arquitetônico dessa nossa querida BH. E como você bem descreveu, um lugar especial nas lembranças do povo, com muitas estórias para contar...Parabéns pelo post!
    Amiga, aproveito para te agradecer pela tua carinhosa visita ao meu blog...Foi uma adorável e alegre surpresa saber que você está de volta e não se esqueceu de mim!
    Também passei um finalzinho e comecinho de ano bem difícil e complicado, mas graças à Deus, tudo está melhor agora, e aos pouquinhos vou me recuperando...Coisas da vida!
    Te desejo tudo de bom e que este ano seja um tempo de bençãos, saúde e muitas alegrias na tua jornada!
    Beijo grande e abraço carinhoso!!!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  8. Olá Anabela!
    Muito bacana seu post. Bem explicado, sobre esta Igreja de São José.
    Moro no interior, Bom Despacho, não sou mineira, sou capixaba, porém, vou de vez em quando aí em BH, os filhos estudam e moram aí. Qualquer dia quem sabe faço uma visita à esta Igreja.
    Tenho um carinho especial por São José, pois, nasci em lugar que se chama São José, casei em uma Igreja em que o padroeiro era São José e agora moro aqui em Minas, sendo que meu bairro e o Padroeiro tb tem o mesmo nome: São José.
    Tudo de bom prá voc^, menina!
    Bjus
    Estael
    www.ateliprovence.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ual, que lindo seu
    blog.
    Ja seguindo a algum tempo
    eu a espero la no
    Espelhando,
    esta bem?
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana, estive por ai em Junho inicio e observei que ela continua em trabalho. Quando concluir nos apresente.
    Uma boa semana a voce.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida Anabela
    Como está? Tomara que bem!
    Vim convidar vc pessoalmente:

    http://www.idade-espiritual.com.br/2015/12/vi-interacao-fraterna-de-natal-o_5.html

    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  12. Dial Trezor phone number for fix your password issues
    Password is an integral part of your Trezor account and a control key of your account that secures an account from the entry of unwanted attacks and mishappenings. If you have any password issues in your Trezor account, dial Trezor support number which is all the time functional and users can reach to them anytime and discuss their issues which are difficult to resolve. You can call them anytime and avail solutions which are easy to operate. Connect with them to get solutions to rectify errors and use the account hassle-free.
    Website: https://www.cryptowalletsupport.com/trezor-support-number/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!