sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Patrimônio imaterial: o dobre dos sinos em Minas Gerais


sino da igreja de N. S. do Ó
Capazes de transmitir aos moradores informações precisas como as horas, os horários de missa, os nascimentos e falecimentos, tipos de celebração que serão realizadas e por quem - se por um padre (três badaladas), pelo bispo diocesano (sete) ou arcebispo (nove) -, os sinos das igrejas têm importante papel nas cidades históricas mineiras.
Suas formas e pesos variaram ao longo do tempo, sendo os primeiros de chapa de ferro ou cobre. A partir do século XVIII, iniciou-se a fundição dos sinos em bronze e uma liga de cobre e estanho, adicionando também uma dosagem de ouro ou prata e outros metais, para aperfeiçoar a sonoridade. Atualmente existem no mundo seis fábricas de sinos artesanais. Em Uberaba está a segunda maior do Brasil, a Fundição Artística Sinos Uberaba (Fasu).
Em Minas Gerais, 170 municípios tiveram seus sinos produzidos ou restaurados em Uberaba. Este é o caso da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Sabará).
 
sino da igreja de N. S. da Conceição
Na linguagem dos sinos, muitos toques foram criados pelos próprios sineiros e a tradição foi sendo passada de pai para filho. Em São João del Rei, a 180 quilômetros de Belo Horizonte, a linguagem dos sinos possui as seguintes modalidades de toque: dobre simples (quando o sino cai pelo lado em que está encostado o badalo, ocasionando uma só pancada em cada movimento); dobre duplo (quando o sino cai pelo lado contrário em que está encostado o badalo, ocasionando duas pancadas em cada movimento); e repiques (quando o movimento é feito somente pelo bater do badalo, com o sino parado).

FONTE: 
iepha.mg.gov.br

11 comentários:

  1. Preciso muito conhecer o interior de Minas. De Minas eu só conheço Poços de Caldas e Monte Verde!
    Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Anabela. Fiquei muito feliz por receber sua visita e comentário sobre a publicação do tutorial. Agradeço seu carinho e consideração. Desejo que tenhamos juntas muitos e muitos motivos para comemorar em 2012. Podemos começar logo. Que toquem os sinos!!!! Abraço grande.

    ResponderExcluir
  3. Olá

    A "linguagem" dos sinos!

    Aqui ouço, quando o vento está de feição, o sino do Mosteiro de S. Bento.

    Adoro o som dos sinos...são uma companhia.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber essa história dos sinos !
    Essa forma de comunicação é muito interessante.

    Aliás, adoro sinos !!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Interessante, a linguagem dos sinos, Anabela. Aqui em Portugal ainda se usam em algumas aldeias e as pessoas sabem o motivo por que tocam os sinos, claro, só as mais idosas, pois os jovens não se dão ao trabalho de aprender esse tipo de coisas e assim se vão perdendo as tradições. Um beijinho, amiga e fica bem! Até breve!
    Emília

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anabela,

    Eu, pessoalmente adoro sinos e os sons que eles produzem. Acho uma coisa bucólica, meio rústica e muita humana, rsrs.

    Beijoca e boa snoite!

    ResponderExcluir
  7. Olá Anabela.
    Você me fez recordar minha infância.
    Lá em Ipojuca, cidade onde nascí, Hoje grande Recife, aqui em PE. , tem até hoje um convento franciscano. E lá também tem um sino igual ao que vocÇe descreveu.
    Valeu. Saudades!

    Beijo
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda terei um sino assim na minha casa..rrsrsrs

    Aninha, sorri ao ler seu comentário.Realmente tenho carinho com cada atitude que faço no dia a dia, um prazer sem valor.
    Adorei ler vc lá em casa.
    Saudades!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Anabela.

    Não sabia tudo isso sobre os sinos, mas crescendo no interior de Minas eles fizeram parte de minha estória e até hoje quando ouço algumas badaladas volto a um tempo q já se foi...

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana vim conhecer seu blog ameeeeeeeeeeeeeeeeei ,lindas fotos ,já estou te seguindo ,aproveita dá uma olhada no meu ,vou adorar trocar idéias com vc.Beijos
    Maria Antonia Artes & Aces.

    ResponderExcluir
  11. Olá Ana,que lindas fotos,eu também adoro igrejas,quando viajo,sempre que encontro alguma bonita eu fotografo.Abraços..Lili.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!