terça-feira, 26 de julho de 2011

De Ouro Preto a Mariana, no trem da Vale

Enquanto esperávamos a hora do embarque, aproveitamos para conhecer o espaço cultural criado pela Vale na parte interna da estação. Um museu contando a história do transporte ferroviário na região, usando recursos áudio visuais, com exposição de objetos e uma enorme maquete que mostra o percurso e as atrações do passeio. Um espaço para apresentações no formato de tenda de circo, alguns vagões com sala de música, biblioteca e um café.


Apenas 8 km separam as duas cidades e, a imaginar a desenvoltura dos transportes contemporâneos, os menos avisados ou despercebidos podem até imaginar que alguns poucos minutos os separam da estação de embarque em Ouro Preto ao desembarque em Mariana, mas não é assim que funciona o passeio. O percurso dura exatamente uma hora, com direito a uma parada para abastecer a máquina com nada menos do que meio copo d´agua ...


Não há como negar as belezas naturais que podem ser vistas pelas fartas janelas dos vagões, de onde é possível tirar belíssimas fotos!!! A ferrovia acompanha em grande parte de sua extensão o curso de um ribeirão com águas turvas e leito pedregoso, onde ainda alguns aventureiros insistem na busca pelo ouro.


No seu curso uma bela cachoeira nos seduz para mais uma foto. O barulho da água, o cheiro de mato e o apito do trem é tudo de bom!!!


Entre os vales e morros, há  abismos que assustam alguns e desafiam os mais corajosos. E o trem percorre seu caminho ... passando também por quatro túneis não muito longos, mas que permitem a alegria daqueles que aproveitam o momento para soltar alguns gritos!


Ao longe também se vê uma lagoa em formato de coração. E quando se está ainda na metade do caminho é possível avistar Mariana, dando a impressão de que a viagem já está chegando ao fim.



E o fim, na verdade é um novo começo. Foi na estação de Mariana que a Vale construiu uma praça para a integração lúdica das crianças ( e adultos ...) com belíssimos instrumentos musicais em aço inox. O mais difícil  nesta hora é conseguir ir embora ...

fonte: tremdavale

A ferrovia que liga Ouro Preto a Mariana foi construída entre 1883 a 1914, tendo funcionado até  o terceiro quartel do século XX para o transporte de passageiros e cargas.


15 comentários:

  1. Me deixou curiosa, nunca fiz este passeio.

    ResponderExcluir
  2. Oi bela Anabela, juro que estou toda arrepiada, meu sonho viajar de trem, nao sabia onde ir. As cidades mineiras estao entre meus planos de viagem para o proximo ano, se Deus quiser vou fazer essa viagem que tenho certeza deve ser linda de viver.
    Bjs amada, Deus te guarde.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que delicia de passeio heim?
    Nunca andei de trem acredita?

    beijos

    ResponderExcluir
  4. que bom, vc fez as fotos que eu não pude fazer da vez que fui...obrigado por dividir!!

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de passeio!
    Paisagem maravilhosa!!!
    Contemplar tudo isso nos mostra o grande amor de Deus por nós.
    Obrigada por partilhar essas maravilhas.
    Abraços! linda e abençoada noite pra ti.

    ResponderExcluir
  6. Ei Anabela
    Ótimas informações a respeito deste passeio de trem Ouro Preto - Mariana.
    Adoraria fazê-lo, moro tão perto, são apenas 90 km daqui até OP.
    Quem sabe...
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Fiz a viagem contigo e apeteceu-me ficar ali...

    Adoro passear de comboio, por entre a
    natureza.

    Obrigada pela visita guiada.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Querida Anabela!
    Fiquei encantada com estes teus posts sobre a viagem de trem entre Ouro Preto e Mariana...Uma maravilha,minha amiga!
    Lindas paisagens e emoções,com certeza,hein? Fiquei daqui imaginando e sonhando...Sempre sonhei em fazer esta viagem e ainda não fiz...mas espero em logo poder realizar este lindo e antigo sonho! Imagino que o teu filho deve ter gostado muito,pois é uma bela e divertida aventura!
    Isto tudo me fez lembrar de uma viagem de trem que fizemos,há alguns anos atrás,de Curitiba até a cidade histórica de Paranaguá,no litoral do Paraná. Também uma viagem muito gostosa e belíssima, descendo a serra do Mar...Ah, me deu até saudades! Adoro andar de trem... (Rs...) Fico parecendo criança!
    Parabéns,querida Anabela, por estes posts lindos e obrigada por nos deixar te acompanhar, um pouquinho, nesta inesquecível viagem!
    Beijo grande aqui dos cariocas que amam as Minas Gerais!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  9. Esta viagem de Ouro Preto a Mariana cativou-me. O comboio ainda é um meio de transporte que nos proporciona muitas belezas...
    Abraço
    Compadre Alentejano

    ResponderExcluir
  10. Que delicia de passeio ,deu vontade!beijos,chica

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida
    Em primeiro lugar, agradecendo, com carinho, os votos bons de um feliz níver:

    "A felicidade

    É como a gota de orvalho"...

    Foi um dia abençoado e feliz!!!

    Fiz o de BH à Vitória e me deliciei... uma maravilha...
    Bjs de paz e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  12. Tempo, tempo, onde estás que não te encontro...
    Meu tempo está cada vez menor ! Mal consigo visitar uma ou outra postagem dos blogs amigos.
    E mal consigo responder os comentários que recebo - coisa que acho muito importante fazer !

    Aqui estou, bastante atrasada e envergonhada pelo atraso, para agradecer seu gentil cumprimento pelo Dia do Amigo - 20 de Julho !!!

    Aproveitei e "viajei" nesse trem.

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. adooooroooo BH e seus encantos. Quem me dera poder ir sempre, meu pai mora em BH, e estou doida pra levar meu esposo pra conhecer ouro preto e adjacências.

    Gostei do seu blog, vou voltar,,

    bjs bom fds.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!