domingo, 13 de novembro de 2016

A montanha, o minério e a curva do trem

Trecho da ferrovia entre Ouro Preto e Mariana em Minas Gerais.

Para nós mineiros, falar em trem é falar de qualquer coisa. O trem aqui não é só a máquina que transita pelas ferrovias. É tudo ... " me dá aquele trem aqui ", " leva esse trem daqui ", " olha aquele trem ali" e assim na linguagem popular vamos nos entendendo até que apareça alguém de fora procurando o tal do "trem".

Os passeios turísticos em ferrovias são comuns aqui na região. Hoje venho destacar aqui o trecho Ouro Preto-Mariana, construído em 1883 e restaurado em 2006 pela companhia Vale do Rio Doce que também faz o gerenciamento das ferrovias e dos passeios, por ser uma das empresas que há décadas exploram minérios em Minas Gerais e, tentando nos fazer acreditar que promovendo esses investimentos culturais de alguma forma nos recompensam pelas perdas no extrativismo mineral.

O passeio de trem tem duração de aproximadamente 40 minutos e o percurso com quatro estações - Ouro Preto, Vitorino Dias, Passagem de Mariana e Mariana - é quase todo em altitudes à beira de ribanceiras, como mostra a foto acima. 

Encravada em meio ao paredão de minério, a ferrovia tem por companhia a vegetação de cerrado. Nessa curva o turista só percebe o abismo depois que o trem por ele já passou... Registrar o medo ou susto é de praxe !!!

9 comentários:

  1. Que lindo isso e deve mesmo dar um sustinho e frio na barriga! bjs, chi9ca

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida que a paisagem é linda, mas... será que eu iria vendo um precipício lá embaixo?
    Minas Gerais é sublime, Anabela! Gosto muito.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Anabela,
    As montanhas de MG parecem que foram feitas para os trens e os trens para as montanhas. Ainda não fiz este passeio, mas acho que gostaria muito!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu também morro de vontade de fazer este passeio de trem! Vou ficar com um frio na barriga... Uma bela semana para você, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Anabela
    Que imagem linda, este passeio de trem ainda não fiz, só aquele de Tiradentes, andar de trem é tão prazeroso, adoro.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. ANABELA

    Nós por cá hoje temos um dia FERIADO!

    Aqui estou hoje:
    Começo por lhe agradecer ter ido ao meu blog, através do blogue da Emília.
    É muito bem vinda!

    Sobre o seu post:
    posso dizer-lhe que ADORO passeios de trem
    mas, Menina não me fale em altitudes à beira de ribanceiras.
    Morro de medo e pânico.

    Poeta não sou
    mas, também escrevo a Vida da forma que a sinto.

    Daí que,
    no domingo passado aconteceu a apresentação de um livro onde participei com 3 trabalhos.

    Aqui está o meu post mais recente:

    27 de novembro, às 16:00h
    Apresentação do livro “Poetas Nossos Munícipes”
    Com o objetivo de divulgar e valorizar a poesia e os poetas locais e, simultaneamente, incentivar a criatividade literária e o gosto pela escrita, atividades que consideramos essenciais na formação individual e coletiva dos cidadãos, a Câmara Municipal promoveu a 3ª edição do projeto
    “Poetas Nossos Munícipes”, antologia de poesia do concelho da Moita.
    Participaram nesta edição, 26 poetas residentes no concelho
    ou naturais não residentes, com um total de 94 poemas.

    Só um cheirinho do que li:

    LUGARES DO MUNDO

    Viajar é avançar!
    Quero ir pelo Mundo.
    Preciso de sentir a viagem.
    Viajar por mim, com meus olhos e pés.
    Há muitos lugares que podem ser descobertos.
    É só uma questão de enveredar por trilhos.

    São Miguel, Terceira ou Flores
    Tudo isto é Açores.

    Muitas vezes, Vitorino Nemésio
    passeou pela Terceira
    nos seus alongados pensamentos.
    Um jardim colorido e regado por várias lagoas.
    Onde os canteiros são recortados
    por rios de lágrimas que brotam da encosta
    em quedas de água gigantes
    num permanente choro de alegria,
    doce e terna nostalgia.

    (continua)

    SEGUNDA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO DE 2016
    APRESENTAÇÃO DO LIVRO "POETAS NOSSOS MUNÍCIPES"
    no blog:
    http://momentos-perfeitos.blogspot.pt/

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sou filha, irmã e tia de mineiros,embora eu seja paulista, por isso já ouvi inúmeras vezes a palavra trem em meio às conversas.
    Um passeio assim, observando a natureza, deve ser muito gostoso.
    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
  8. Adoraria fazer esse passeio, Anabela! Apesar de ter vivido no Brasil, falta-me conhecer muitas coisas, pois o país é imenso. Como não sou medrosa, o friizinho na barriga não sentiria de certeza. Beijinhos e obrigada!
    Emilia

    ResponderExcluir
  9. Olá Anabela, prazer em conhecê-la e já sou fã das tuas postagens, que andei navagando por estes dias. Adorei receber-te em me blog, sempre bem-vinda!
    O maridex tem filho e neta que moram em BH, então, por vezes, andamos por lá. Tenho até uma psotagem no meu blog, sobre Inhotim, local que adoramos.
    Este passeio de trem me chamou, quem sabe faremos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!