Mineirão no jogo Bélgica X Argélia |
Olá pessoas queridas que sempre me prestigiam com uma visita! Sei que ando um tanto quanto sumida. Não, não há problemas além da falta de inspiração.
Bom, Copa é motivo de confraternização e alegria, portanto venho aqui falar de coisas boas, do lado positivo do evento que tem a nossa cidade como um dos palcos.
A principio confesso que estive muito resistente à ideia de ficar ou não por aqui durante esse período. Quis correr do movimento que na verdade imaginava que seria uma bagunça. Com o tempo fui me convencendo de que deveria ficar e enfrentar o desafio de habitar uma cidade em festa. E que festa!
De repente chegou a hora. Delegações e torcedores começaram a chegar... Os colombianos com suas camisas amarelas, engrossaram a mensagem nas ruas de que a Copa é no Brasil. E começa a abertura, o jogo, as emoções, e o desejo de estar lá no meio da torcida vibrando pelo meu time ou simplesmente compartilhando com outros povos a alegria de ser brasileira!
E assim, o que era temido passou a ser querido. Tive a oportunidade de estar no estádio no jogo da Bélgica X Argélia. Independente do resultado, que povo alegre e amistoso são os argelinos! País de seleção sem muitas chances, mas de milhares de torcedores que apostaram também na vantagem de conhecer um país tão caloroso como é o Brasil. Já os belgas, com sua torcida reduzida, não deixaram por menos a sua bravura e acreditaram até o fim.
Fato interessante nesse jogo foi a presença de um moçambicano que torcia pela Argélia e vibrava gritando o nome de seu país.
Perguntei a ele: Por que veio para Copa se o seu país está fora da competição?
Ele me respondeu: Sim, Moçambique não foi classificado, mas eu vim torcer pela África. Vou aos jogos de países africanos e quando forem eliminados fico torcendo pela Ásia, América, para alguém que derrube a Europa.
Nada respondi, pois compreendi sua mensagem política, econômica, social e etc.
Hoje temos "los hermanos ", gente alegre até demais, que não se deixam abater por estar no país rival. Que invadem as ruas, causam problemas (já previstos), tomam toda a cerveja e comem todo o churrasco que lhes aparece a frente.
Goleada? Não tiveram. Graças aos nossos amigos iranianos. Sim, porque os brasileiros que estiveram no Mineirão hoje, engrossaram a discreta torcida do irão...