terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Carnaval em Diamantina

  (Foto: Eugenio Moraes/HOJE EM  DIA)  encontrada AQUI  
Um Carnaval com tradição, animação e fama até do outro lado do Atlântico. 
Sem dúvida, a folia fica mais animada se estamos num espaço aconchegante e cheio de memórias. A histórica Diamantina  de fato só faz conservar sua vocação musical, dançante, nascida ainda no tempo do Império. 
Em seu livro " Minha vida de Menina ", que já comentei AQUI, a adolescente Helena Morley, que escreveu sobre o Carnaval em Diamantina no ano de 1895, afirma: "... Penso que o Carnaval é sempre o mesmo, mas todo ano eu acho aquele melhor do que o outro.
O que deu maior animação ao Carnaval este ano foi a presença de Seu Luís de Resende. Ele trouxe do Rio muita fantasia e enfeites bonitos que nunca tivemos aqui.
Quando passa o Carnaval, fico achando muito grosseiro o nosso brinquedo, pensando na sorte que a gente tem de não se machucar muito, e faço tenção de me corrigir. No ano seguinte sou das mais influentes e repito a mesma coisa.
Poderá haver nada mais estupido do que jogar um homem vestido no tanque do chafariz? Deve ser horrível porque eles se machucam e as roupas encolhem. Por isso é que sempre saem brigas.
Precisamos deixar brinquedos tão grosseiros. O limão de entrudo já é bem divertido e não devemos passar dele, a não ser para coisa mais civilizada. Só me aborreço no Carnaval à noite, quando as primas todas vão ver o baile no teatro e eu não vou. Não sei quando chegará o dia de mamãe e meu pai consentirem que eu vá ao baile de máscaras."
Apesar da multidão na foto acima, os noticiários apontam uma queda no número de foliões em Diamantina nesse Carnaval.
Talvez a redução em 2013 se deve ao fato do desajuste nos preços dos hotéis, bares e restaurantes da cidade, que há muito praticam um preço exorbitante nos períodos de maior procura pelo turismo na cidade, principalmente no Carnaval. Há de se pensar numa nova postura urgente pelo poder público local junto aos empresários do setor de turismo, pois, passar o Carnaval em Diamantina hoje, é mais caro do que ir para Salvador, Rio de Janeiro e outros mega espaços consagrados. Para o mineiro pobre torna-se torna-se quase impraticável, para a classe média uma despesa a ser evitada e para os que tem dinheiro os interesses acabam em outros destinos. Portanto, entendo que é grande o risco do esvaziamento nos próximos carnavais, o que para os moradores nem sempre é de tudo ruim...

8 comentários:

  1. Gostei de conhecer um pouquinho mais sobre esse carnaval aí...
    Amo passar aqui no seu blog!
    Boa terça-feira!
    Beijinhos...

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Que legal poder ver o carnaval de Diamantina!! Obrigada pela visitinha!!Bjs

    ResponderExcluir
  3. Meu deu aflição tanta gente. Já teve época (e bem atrás) de gostar da "muvuca"... Hoje, vendo tudo isso me sinto sufocada..
    De qualquer forma se tivéssemos certeza de não sair brigas, era motivo de beleza ver tanta gente junta...

    Quanto à exploração comercial é isso mesmo. O turismo só quer aumentar cada vez mais os preços locais de tudo. Sem se preocupar com o visitante e sem se atentar que qualquer hora a casa cai. Mas enquanto tiver bastante gente que pague, vão conservando dessa forma...

    Um beijo Anabela e obrigada pela visita no Bolhinhas...

    ResponderExcluir
  4. Olá Anabela
    Apesar da grande fama do carnaval diamantinense, eu nunca fui lá nesse período. Quem sabe no próximo rsrsrsrs.
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Parabéns às gentes de Diamantina e que o Carnaval com tradição continue, mas já agora com preços acessíveis para todos.

    Saudações forninhenses

    ResponderExcluir
  6. Oi Anabela
    Carnaval em Diamantina era super famoso, badalado.
    Interessante é que assistindo aos noticiários de MG, não se falou em carnaval de Diamantina, eu observei isto, e fiquei pensando qual seria o motivo- está aí a explicação.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida Anabela
    Eu também digo o mesmo... cheiro desagradável até hoje aqui pela orla... nem imagina!!!
    Vi uma reportagem sobre o Carnaval sadio em Silva Jardim (RJ) e gostei de ver que ainda tem quem prime pelo bom senso...
    To voltando das férias...
    Bjs fraternos de paz e alegria

    ResponderExcluir
  8. Anabela, quanta saudade!!
    Veja, tenho viajado por Minas há alguns anos e, mesmo fora de eixo, fora de temporada, o pessoal tem praticado preços meio esquisitos para o meu gosto, digo, bolso. Estranho isto: todos agora acreditam que podem cobrar preços de Búzios. Os preços em Búzios são abusos!
    Uma grande honra voltar aqui.
    Abraço.
    Gilson.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!