sexta-feira, 8 de junho de 2012

Corpus Christi em Sabará 2012



O dia ontem amanheceu ensolarado aqui em BH. Logo cedo segui para Sabará, distante uns 20 Km daqui. Cidadezinha do século XVIII que mantém muitas das tradições herdadas da religiosidade católica portuguesa. Para mim, uma enorme chance de ouvir banda de música em procissão, apreciar os trajes e paramentos tradicionais usados nessas cerimônias e de fotografar os lindos tapetes coloridos, além de rezar é claro. Não sou beata, mas tenho minhas devoções.
A surpresa foi que, os tapetes confeccionados na noite anterior foram destruídos por uma chuva que caiu na cidade na madrugada. Então, quando cheguei vi parte do restou e o que deu para ser reconstruído pelos artesãos enquanto o padre celebrou a missa campal.
Claro que isso não tirou o brilho da festa, aliás, levou ao improviso com outras alternativas como tapetes de tecidos enfeitados com flores naturais e muitas toalhas e colchas nas janelas do casario nas ruas por onde a procissão passou.


 






4 comentários:

  1. Oi Flor, tambem nao sou beata, gosto muito de assistir essas lindas festas.
    Aqui em Goiania tambem teve procissao mas nao tive como ir ver.
    Linda fotos.
    Bjks e otimo findi semana.

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa festa! Pena que este ano a chuva nao deixou
    bjs
    juliana

    ResponderExcluir
  3. Oi Anabela
    Festa religiosa muito importante pra quem é católica como eu.
    Muito lindos os tapetes pelas ruas de Sabará, verdadeira manifestação de fé do povo simples.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. "Viver é um negócio muito perigoso" mesmo, como diria Riobaldo. E nem é não! Viu? Você mesma disse: o povo foi e refez o que podia ser refeito e ficou como Deus quis e o mineiro gosta de pensar que as coisas são. Mineiro não discute nunca com Deus. Se choveu foi para ficar tudo mais bonito ainda.
    Obrigado por nos mostrar Sabará, de tantas estórias.
    Abraço.
    Gilson.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!