domingo, 10 de abril de 2011

A serra do Caraça


 foto de ecologiaunibh

Nasci e vivo na terra das alterosas. Assim é conhecido aqui no Brasil o estado de Minas Gerais, devido a presença marcante de suas serras. Serra da Mantiqueira ao sul e Serra do Espinhaço ao centro-norte, em cada lugar um nome diferente para partes distintas dessas espinhas dorsais.
A serra sobre a qual irei aqui relatar é do conjunto Espinhaço, e fica na parte central do estado, região ocupada desde o século XVIII em função da exploração dos minerais preciosos.
Seu nome é Serra do Caraça. Essa denominação se dá porque em seu ponto mais elevado as ondulações visualizadas ao longe, possuem o aspecto de um rosto. Localiza-se no município de Santa Bárbara, MG.




O primeiro habitante do lugar, foi um refugiado português de nome Carlos Mendonça Távora, que no Brasil adotou o nome de Irmão Lourenço de Nossa Senhora, pela Ordem Terceira de São Francisco, e ali fundou uma capela em devoção a N. S. Mãe dos Homens, anexada a um seminário. Hoje funcionando como santuário e hotel.



Conheço bem essa serra, desde menina. É um lugar de muita paz e harmonia. Lá podemos encontrar a natureza preservada nos seus rios de águas claras, cachoeiras, matas e diversos animais silvestres, como os lobos-guará que todas as noites chegam até o pátio para alimentarem-se nas mãos de um padre.



No Caraça também tropeçamos em história. Obras de mestre Ataíde, do século XVIII-XIX, livros centenários, mobiliário antigo, construções de pedra no melhor estilo português.


Podemos visitar a horta e o pomar, de onde saem os alimentos que nas mãos de fadas das antigas cozinheiras do velho restaurante transformam-se em manjares!




Uma curiosidade elegantíssima, que não posso deixar de relatar! A pedra onde o imperador D. Pedro II escorregou, quando esteve visitando a serra. Virou atração turística !!!



Por tudo isso e muito mais, é que considero a Serra do Caraça um dos lugares mais bonitos que conheço. E lhes digo que vale a pena visitar!

No entanto, nos últimos anos o santuário ecológico vem sendo ameaçado pelas famigeradas mineradoras que exploram as riquezas da nossa região. E, hoje, pede-se socorro para o lugar. Salvar a serra, para as futuras gerações.
Saiba mais no  http://www.santuariodocaraca.com.br/cultura/abaixo_assinado_em_defesa_da_serra_do_caraca.php

15 comentários:

  1. Ei Anabela! sou sua vizinha e acredita que até hoej não conheço a riqueza do Caraça? que vergonha! parabéns pelo registro.
    Bjs Zí
    www.casadazi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Anabela, tudo bem?
    Por incrível que pareça não conheço esta preciosidade histórica.
    Sabe, aquelas promessas que a gente faz e nunca cumpre, pois é, a ida ao Caraça é uma delas.
    Post super bacana.
    Beijo e boa noite.

    ResponderExcluir
  3. Quase cheguei lá,mas com o tempo chuvoso, desistimos. Isso há muitos anos atrás ! Ainda espero conhecer esse importante patrimônio de Minas Gerais.

    Parabéns por seu trabalho na divulgação das riquezas mineiras !

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Anabela
    Adorei este local maravilhoso. As regiões elevadas dão-nos oportunidade de nos deslumbrarmos com as mais belas paisagens.
    Só conheço o Brasil através dos blogs e, se um dia aí for, não serão as grandes cidades nem as praias que irão fazer parte do meu roteiro turístico.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  5. as terras mineiras sao mesmo deslumbrantes!!! mas as minhas serras preferidas ficam na minha querida poços de caldas!! conhece poços, anabela?

    ResponderExcluir
  6. Anabela, que sorte a minha encontrar seu blog. Estou apaixonada pelo seu espaço.
    Sou mineira. Nasci em Arantina, cresci em Lavras, trabalhei em BH, e há 16 anos moro nos Estados Unidos.
    Vou ao Brasil pelo menos uma vez por ano. E a cada vez que vou meu coração volta partido. Sempre apreciei a paisagem das Gerais, e a cada vez posso constatar a destruição de suas belas serras. Muitas vezes fecho os olhos quando estou indo de uma cidade para outra, me recusando a ver tamanha insensível destruição.
    Parabéns pelo seu trabalho aqui.

    ResponderExcluir
  7. Anabela:
    Formidável, também quero ir ao Santuário da Serra da Caraça. Deve ser fabuloso.
    Pena é ser tão longe...
    Abraço
    Compadre Alentejano

    ResponderExcluir
  8. Olá Anabela

    Post a Post vou conhecendo o teu país...

    Estou maravilhada!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Uau, que lugar mais lindo!!! amei!!!!

    ahh,tô divulgando um chá de bebê virtual p/ uma blogueira que está precisando de ajuda, passa no meu blog, que lá tem um piuco da história e o email dela, caso possa contribuir com alguma coisinha de bebê!!
    beijuuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Viajo a cada postagem tua........é lindo de se ver.
    Parabéns!!!!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Anabela, adorei conhecer esta maravilha através do teu relato; é pena que por causa das mineradoras esse lugar esteja a ser prejudicado. Sempre o maldito dinheiro!!! Em todo o lugar é assim...é muito difícil lutar contra os poderosos para se conservar a história do país. Um beijinho, Anabela e obrigada por mais esta interessante aula de história.
    Emília

    ResponderExcluir
  12. Que barato de post e fotos, adorei tudo! Beijo, beijo! She

    ResponderExcluir
  13. Caraça!!!
    Que saudade!
    Fiz uma excursão com a escola na adolescência!!!
    Lindo lugar!!!
    bjao

    ResponderExcluir
  14. Oi querida, td bem?
    Adorei seu blog, parabéns!!
    Gostaria de convida-la a conhecer o meu blog, da minha personagem cômica menina limão, ela tem vários vídos.
    Estou te seguindo,
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Anabela!

    Vim te convidar pro sorteio de abril no BlogArte em parceria com A Lojinha 123!
    Passa lá pra participar!

    Obs: Que lugar lindo!!!
    Beijins,
    Andrea

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!