quarta-feira, 6 de abril de 2011

Qual será o destino do Quartel dos Dragões ?


foto de guiacachoeiradocampo
HISTÓRIA

O Quartel dos Dragões, hoje conhecido como Centro Dom Bosco está situado no distrito de Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto, em MG. Está localizado às margens da rodovia dos Inconfidentes (BR-356), km 75, dentro de uma fazenda e numa altitude de 1.100 metros.
Corta as terras da fazenda do Centro Dom Bosco, o rio Maracujá que nasce na Serra do Trino formando uma linda queda d'água em meio a um vasto campo, conhecido como cascata, que deu nome ao distrito.
Em 1775 a história do Centro Dom Bosco se inicia quando o governador provinciano Dom Antônio de Noronha mandou construir o quartel para abrigar o recém formado Regimento Regular de Cavalaria de Minas. Sua origem histórica data de 9 de junho do ano de 1775 no então chamado Quartel dos Dragões Del’Rey, por onde passou o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Em 1779 é concluída a construção.
Em 1816, deu início as adaptações para fundação da “Coudelaria (haras) Imperial” de Cachoeira do Campo, o que se deu a 29 de julho de 1819. Em 1893 ...


foto de falaouropreto

Nos últimos anos funcionou no prédio o Centro de Convenções - Centro Dom Bosco - num misto de casa de retiro, centro de convenções e hospedaria com  matas virgens , curral e cascata.

Fonte de consulta: Wikipédia

Saiba mais sobre esse recorte histórico em  http://www.centrodombosco.com.br/cdb/historico.htm

ATUALMENTE

A BII Desenvolvimento Imobiliário, empresa com sede em Belo Horizonte , informa que adquiriu dos Salesianos de Dom Bosco o terreno de 500 hectares e arrendou o prédio onde hoje é o Centro Dom Bosco, em Cachoeira do Campo, Distrito de Ouro Preto.
A BII planeja lançar no terreno um empreendimento imobiliário com 100 fazendinhas de 3 hectares cada.  Leia mais no link abaixo:
http://falaouropreto.blogspot.com/2011/03/salesianos-venderam-terreno-e.html

A COMUNIDADE PROTESTA


Quem quiser assinar a petição a favor da manutenção desse patrimônio como um bem público e a serviço do povo. É só acessar o link  http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N8331

 

4 comentários:

  1. Olá Anabela
    É claro que vou assinar, isso é um absurdo.
    Bjux

    ResponderExcluir
  2. Oi Anabela
    Que notícia triste, acabar com um patrimônio daqueles.
    Absurdo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente o dinheiro vai dando cabo da cultura, tanto aí, quanto aqui. É triste, mas é assim. Um beijinho e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderExcluir
  4. Como ex aluno , fiquei sabendo das vendas das Terras do CDB centro Dom Bosco .Enviei ao MPF realatando que essa venda poderia ser ilegal e já me responderam o MPF irá investigar essa venda.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!