sexta-feira, 15 de abril de 2011

Comida de Buteco

 
A Imagem acima é da revista apice  e mostra o prato vencedor do concurso "Comida de Buteco" em 2010. É o Garrão ao molho de malzbier, receita do Bar da Lora, no centro da capital mineira.
Em 2011 a temporada de comilança nos butecos para se apreciar todas as receitas que estão concorrendo , começou hoje e vai até o dia 15/05. São 41 bares inscritos e pré-selecionados para o concurso.
Além do sabor da  comida, são avaliados também o desempenho no atendimento aos clientes, a higiene do local e a temperatura da cerveja, que deve ser bem gelada!
O tema escolhido pelos organizadores foi a gastronomia da região norte de Minas Gerais. Para criar as receitas os participantes deverão usar dentre outras coisas: os frutos do pequi, feijão andu, buriti, cagaita e seriguela; a carne de sol e  peixes do rio São Francisco; sementes de coentro, manteiga de garrafa e rapadura. Que desafio gostoso, hein!?
O concurso "Comida de Buteco" iniciou-se no ano 2000 com o objetivo de se escolhecer o melhor tira gosto dos bares de Belo Horizonte, contando com a participação de apenas 10 estabelecimentos. Desde então, cresceu em número de participação dos bares e do público. Já em 2008 a idéia foi levada a outras cidades do interior e até para outros estados.

12 comentários:

  1. Que concurso delicioso!!! Pena que eu não more mais em BH para desfrutá-lo...

    ResponderExcluir
  2. começou! ! ! !
    30 dias de aventuras gastronomicas, pena que eu não gosto de pequi.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus........ainda bem que não moro em MInas, senão minha reeducação alimentar ia para o espaço e eu levar os ponteiros da balança hehehehe

    Menina, se esse prato é tão gostoso qto lindo...Kekel não resistiria e saia da RA hehehe

    Beijos e bom findi.

    ResponderExcluir
  4. Olá Anabela

    Hummmmmm...abriste-me o apetite.

    Calculo que seja o género das "tasquinhas" daqui, onde se mostram as especialidades gastronómicas da região.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, Anabela. Como disse a nossa amiga Mona Lisa, aqui há as tasquinhas onde os restaurantes apresentam durante um periodo os seus pratos mais caracteristicos. Tasquinhas ou tascas é a mesma coisa que boteco. Um beijinho e uma boa Páscoa
    Emília

    ResponderExcluir
  6. Apesar de não comer carne, nem tomar a cerveja geladinha, acho muito legal manter essas tradições locais !

    BEijo

    ResponderExcluir
  7. Oi,Anabela!
    Estive sumida,né? Viajei pra longe e já estou de volta! E que bom retornar ao teu cantinho e encontrar este post saboroso... E que delícia de competição de quitutes e comidinhas maravilhosas! Só de imaginar, a gente já fica animado!(Rs...)
    E é tão bom saber qu nestes aparentes detalhes, muitas das tradicionais comidas e petiscos mineiros possam ser provados e conservados na memória popular!
    Beijo grande pra ti e uma Feliz Páscoa!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  8. olá....anabela, vim desejar bom feriado e convidar para uma visitinha no blog que estou fazendo para minha mãe postar os trabalhos dela (http://mariazinhap.blogspot.com)....aguardo sua visita e um comentário! obrigada, bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá @miga Anabela, boa noite flor!!!! Quanto tempo ein??? Deve estar deliciosa essa "comidinha de buteco" HUUUMMMMM...
    Vim desejar a vc e toda a sua familia uma santa e abençoada Páscoa. Que Deus abençoe e proteja todos vcs!!! Beijokas...

    ResponderExcluir
  10. Oi Anabela
    Este Comida di Buteco já foi incorporado no roteiro turístico/gastronômico de BH.
    Aqui em Pedro Leopoldo, copiaram a ideia, mas como a cidade é pequena apenas uns 10 bares participam. O evento acontece em julho.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga querida
    Em Poços de Caldas tambem tem esse concurso, com certeza copiado do sucesso do concurso daí de BH.
    Muitobom! muito bom meeesmo...
    bjs
    Tina 9MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Seja benvindo e volte sempre!